Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A educação inclusiva, no Brasil, é garantida por lei e destinada a todas as modalidades de ensino. Os aluno com deficiência tem direito à um ensino de qualidade e adequado às suas especificidades. Os professores desempenham um papel crucial na inclusão dos alunos com deficiência. Diante disto, o presente trabalho visa investigar a formação inical de professores do ensino fundamental – anos finais e do ensino médio de um colégio estadual da cidade de Campos dos Goytacazes em relação a educação inclusiva. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online, com perguntas fechadas, projetadas para captar as informações sobre a formação inicial dos professores e como isso reflete em suas práticas educacionais inclusivas. Vinte e nove professores participaram da pesquisa. Identificou-se que a maioria dos professores não tiveram disciplinas relacionadas a Educação inclusiva em seus cursos de graduação. Os que tiveram, afirmaram que as disciplinas eram teóricas e relacionadas às leis de inclusão e aos tipos de deficiência. Dentre os entrevistados, grande parte se sente pouco preparada para trabalhar com alunos com deficiência em sala de aula. Verificou-se que mais da metade deste grupo de professores não fazem cursos de atualização em educação inclusiva. Nas vezes em que teve aluno com deficiência em sala de aula, sua prática pedagógica foi baseada em pesquisas que fez na internet e experiências anteriores com outros alunos com deficiência. Identificou-se que em relação aos recursos didáticos mais utilizados em sala de aula os professores usam lousa, caderno e livro didático. Conclui-se que a formação do professor reflete diretamente em sua prática pedagógica e que são necessárias reformulações nas matrizes curriculares dos cursos de formação de professores. Além disso, se faz necessário incentivar os professores a participar de cursos de formação continuada.

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