Este artigo articula escritos sobre o tema da identidade, formação e saberes docentes, de modo complementar à análise fílmica que abordam essas categorias, validando o potencial pedagógico do cinema inserido através de filmes na sala de aula, em particular na formação docente. De cunho qualitativo, o estudo bibliográfico feito para a fundamentação teórica contribuíram para o entendimento das categorias propostas. Também foram assistidos filmes que apresentam personagens em situação de ensino, a fim de enxergar nesses neles uma representação da figura docente que pudesse contribuir para uma representação imagética do profissional da educação, para a formação da identidade e construção dos saberes docentes. Assim, entendemos que estudantes em processo de formação podem compreender a construção de identidades, também, através de filmes sobre docentes. O questionamento norteador da pesquisa foi: “De que modo o cinema pode contribuir para a formação do profissional da educação contribuindo para a construção de saberes e da identidade docente?”. As análises dos textos sobre cinema e filmes indicaram que há um potencial pedagógico do cinema na educação e bastante presente na prática pedagógica de docentes que fazem uso de filmes para discutir e analisar as categorias propostas neste estudo. Conclui-se que o uso de filmes sustenta a discussão sobre formação docente (inicial e continuada), processos de ensino e aprendizagem, e situação do cotidiano da sala de aula. Podem promover a reflexão teórica e cinematográfica sobre o que é docência nos textos e nos filmes, averiguando se, e de que forma o cinema, de fato, pode contribuir didaticamente para a análise, compreensão, discussão e representação da constituição de uma identidade docente.