O presente artigo investiga os desafios enfrentados no Ensino de Ciências no contexto da Educação Especial, abordando a perspectiva do Ensino Colaborativo por meio de narrativas (auto)biográficas de docentes e licenciandos. Nosso objetivo é investigar como as experiências pessoais e profissionais dos educadores influenciam suas práticas pedagógicas e efetivam a inclusão dos estudantes Público Alvo da Educação Especial (PAEE) nas aulas de ciências. Tendo em vista a abordagem do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) e o modelo Coensino do Atendimento Educacional Especializado (AEE), construir de maneira colaborativa as etapas do processo de ensino aprendizagem de estudantes com demandas de acessibilização de grande porte torna-se um grande desafio. Utilizando uma abordagem qualitativa, o trabalho coleta e analisa relatos de docentes que compartilham suas vivências, angústias e possibilidades outras para lidar com as complexidades deste formato. Entre os principais desafios identificados estão a adaptação curricular, a gestão da diversidade em sala de aula e a formação inicial/continuada dos professores. As narrativas revelam a importância da colaboração entre docentes, a necessidade de recursos adequados, bem como a valorização das potencialidades discentes como ferramentas essenciais para superar as barreiras encontradas. Este estudo visa contribuir para uma compreensão mais profunda das dinâmicas envolvidas no Ensino de Ciências na perspectiva da Educação Inclusiva.