O ensino de ciências para crianças do ensino fundamental, anos iniciais, é essencial para despertar a curiosidade científica e promover o pensamento crítico desde cedo. No entanto, essa tarefa enfrenta diversos desafios, como a falta de laboratórios e instrumentos adequados, além das precárias condições na formação de professores, que muitas vezes não possuem uma base sólida em ciências. Este trabalho relata a experiência de um professor com formação inicial em Química e posterior graduação em Pedagogia, que está lecionando pela primeira vez no ensino fundamental, anos iniciais. Com vasta experiência no ensino de ciências no ensino médio, este professor sempre valorizou a prática como uma ferramenta fundamental para o aprendizado. Agora, diante do desafio de ensinar no ensino fundamental, ele utiliza sua experiência para criar um ambiente de aprendizado prático e envolvente. Este relato reflete as discussões e estratégias adotadas para adaptar seus conhecimentos científicos a uma linguagem acessível e significativa para os alunos mais jovens, abordando a transposição didática como fundamento no ensino de ciências. A experiência é narrada a partir de uma escola municipal de Paço do Lumiar, no Estado do Maranhão, a primeira escola integral de ensino fundamental da rede. A prática culminou na participação do professor e de sua turma de quinto na primeira feira de ciências da rede de ensino da cidade, onde apresentaram experimentos focados na sustentabilidade, trabalhando com robótica, eletricidade, densidade e programação. Esta abordagem prática não apenas facilitou a compreensão dos conceitos científicos, mas também incentivou os alunos a explorar e experimentar, promovendo um aprendizado ativo e significativo.