NARRATIVAS, MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114265 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7687 "inscrito_id" => 18807 "titulo" => "NARRATIVAS, MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "resumo" => "Com pouca ou nenhuma escolaridade, os adultos e idosos possuem um amplo repertório de práticas socioculturais que se vinculam às práticas de leitura e escrita. Os conhecimentos constituídos por esses indivíduos são referenciais significativos nas atividades curriculares, uma vez que retratam suas formas de pensar e agir diante de um determinado contexto. Desse modo, o projeto de extensão "Narrativas, Memórias e Práticas de Alfabetização e Letramento", realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Macau objetivou promover práticas de leitura e escrita articuladas às narrativas e memórias dos participantes, buscando contribuir para uma melhor atuação desses sujeitos em situações do seu cotidiano. Teve como público alvo adultos e idosos e contou com a participação de três acadêmicos do Curso de Licenciatura em Biologia, sendo um bolsista e duas voluntárias. Foram realizadas atividades de leitura e escrita entrelaçadas às experiências de vida dos participantes, durante o segundo semestre do ano de 2023. Ancorado na perspectiva teórica das metodologias ativas, privilegiou-se o princípio da ação dialógica da pedagogia freireana, explorando a interconexão entre a narração das experiências de vida, memórias e processos formativos. Nesse sentido, as atividades realizadas incluíram práticas no laboratório de informática, escuta de narrativas, jogos, visita a laboratórios e museus, produção textual, entre outras. Os resultados indicaram o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, noções básicas de matemática, melhoria na utilização de ferramentas tecnológicas e o fortalecimento do trabalho em equipe, evidenciando o impacto propositivo das narrativas. Assim, é notável que os sentidos atribuídos às atividades dessa natureza potencializaram o processo de aprendizagem desse público que não teve oportunidade de aprender a ler e escrever na idade própria ou teve sua trajetória interrompida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID18807_TB7687_24102024151946.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUANA DE MELO" "autor_nome_curto" => "RUANA DE MELO" "autor_email" => "ruana.m@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114265 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7687 "inscrito_id" => 18807 "titulo" => "NARRATIVAS, MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "resumo" => "Com pouca ou nenhuma escolaridade, os adultos e idosos possuem um amplo repertório de práticas socioculturais que se vinculam às práticas de leitura e escrita. Os conhecimentos constituídos por esses indivíduos são referenciais significativos nas atividades curriculares, uma vez que retratam suas formas de pensar e agir diante de um determinado contexto. Desse modo, o projeto de extensão "Narrativas, Memórias e Práticas de Alfabetização e Letramento", realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Macau objetivou promover práticas de leitura e escrita articuladas às narrativas e memórias dos participantes, buscando contribuir para uma melhor atuação desses sujeitos em situações do seu cotidiano. Teve como público alvo adultos e idosos e contou com a participação de três acadêmicos do Curso de Licenciatura em Biologia, sendo um bolsista e duas voluntárias. Foram realizadas atividades de leitura e escrita entrelaçadas às experiências de vida dos participantes, durante o segundo semestre do ano de 2023. Ancorado na perspectiva teórica das metodologias ativas, privilegiou-se o princípio da ação dialógica da pedagogia freireana, explorando a interconexão entre a narração das experiências de vida, memórias e processos formativos. Nesse sentido, as atividades realizadas incluíram práticas no laboratório de informática, escuta de narrativas, jogos, visita a laboratórios e museus, produção textual, entre outras. Os resultados indicaram o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, noções básicas de matemática, melhoria na utilização de ferramentas tecnológicas e o fortalecimento do trabalho em equipe, evidenciando o impacto propositivo das narrativas. Assim, é notável que os sentidos atribuídos às atividades dessa natureza potencializaram o processo de aprendizagem desse público que não teve oportunidade de aprender a ler e escrever na idade própria ou teve sua trajetória interrompida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID18807_TB7687_24102024151946.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUANA DE MELO" "autor_nome_curto" => "RUANA DE MELO" "autor_email" => "ruana.m@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }