As quatro operações básicas da Matemática são essenciais para compreensão dos conteúdos abordados nos anos finais do Ensino Fundamental. No entanto, foi recorrente observar durante os estágios obrigatórios nos anos de 2022 e 2023 a dificuldade dos alunos em compreender e resolver problemas envolvendo as operações básicas. Reforçando essa condição, a Pandemia da Covid-19 veio agravar essa situação. E partindo dessas observações, viu-se a necessidade de desenvolver estratégias para minimizar a defasagem no aprendizado da matemática. Assim, surgiu o projeto de extensão “A conta é de quê?” com o objetivo de construir instrumentos de ensino focados na aprendizagem das quatro operações básicas da Matemática. De caráter qualitativo, exploratório e procedimento bibliográfico, este artigo foi a base para a construção do jogo da velha das operações como recurso didático para trabalhar as operações fundamentais da matemática. Construído e testado durante o desenvolvimento do projeto de extensão “A conta é de quê?” o instrumento de ensino foi aplicado no momento do intervalo em escolas de Teresina-PI e de Timon-MA nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O instrumento em questão é de fácil reprodução e pode ser adaptado de acordo com a realidade dos alunos. Com o jogo da velha das operações, os estudantes desenvolvem a aprendizagem das operações fundamentais através do exercício do cálculo mental e do raciocínio lógico matemático. Após sua aplicação, obtivemos um recurso didático que não só desperta a curiosidade e o interesse dos alunos, mas também com potencial para fixar conhecimentos matemáticos já estudado. Além disso, possibilita um avanço na aprendizagem matemática desenvolvendo competências e habilidades para resolução de problemas.