Devido à visível dificuldade e desinteresse dos alunos do Colégio Estadual Glorita Portugal no aprendizado da química, além do óbice na aplicação dos conhecimentos de forma efetiva pelos educadores (que, por uma formação, muitas vezes sem contato desafiador com a prática, não permite o desenvolvimento de outras técnicas que poderiam aprimorar a aplicação do conhecimento, tornando este tipo de projeto ainda mais importante), foi realizada uma pesquisa com duas turmas do nono ano objetivando mudar suas realidades e percepções acerca do conhecimento químico. Usando de experimentos, jogos e trabalhos interativos para revisar o conteúdo já ministrado, foi possível ensinar a química explorando recursos do cotidiano dos estudantes, incentivando a descoberta científica ao se adaptar ao entendimento dos alunos. Ao final do projeto, foram feitos questionários com os alunos participantes para analisar a eficácia do que foi realizado, além da observação dos estudantes, os resultados foram expressivamente positivos, mostrando a funcionalidade de uma metodologia flexível no ensino da disciplina. Como resultados, pode-se perceber que o domínio sobre os assuntos aumentou, fora o crescente interesse acerca da matéria, que certamente auxiliará no futuro desses jovens. Esse projeto também permitiu o desenvolvimento dos licenciados por meio do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), aproximando-os de metodologias mais eficientes e aprimorando o processo de ensino e aprendizagem, formando melhores professores, auxiliando a educação e a formação dos estudantes nas escolas.