Pensar em inclusão e acessibilidade na educação profissional e tecnológica ainda é um desafio, visto que na preparação para o mercado de trabalho, esta temática ainda é pouco abordada, O presente artigo é uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo de caráter exploratório cujo objetivo foi investigar os processos de inclusão e acessibilidade numa escola de ensino técnico integrado ao ensino médio localizada na baixada fluminense, em uma região periférica do estado do Rio de Janeiro. Nesta pesquisa, problematizamos a dimensões de inclusão e acessibilidade no contexto da educação profissional e tecnológica investigando os desafios e potencialidades nos processos de inclusão no ambiente escolar. O local da pesquisa foi o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e foram utilizados como instrumentos entrevistas semiestruturada com os profissionais que compõe a equipe do NAPNE (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específica) e questionário tipo likert e de perguntas abertas e fechadas com todos os atores que fazem parte da comunidade escolar. Os resultados da pesquisa indicam que a instituição nos últimos anos avançou de forma positiva no estabelecimento de normas e ações voltadas À inclusão escolar, contudo ainda se faz necessário propiciar estudos e difusão de conceitos sobre inclusão e acessibilidade e de consolidar um atendimento que promova equidade e igualdade de condições no ambiente de educação profissional e tecnológica.