A presente comunicação tem como objetivo refletir acerca do processo de estágio em Gestão Escolar realizado uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) da rede pública estadual do Ceará. O estágio, proposto pelo curso de Especialização em Gestão Escolar da Universidade Estadual do Ceará (UECE), tem a finalidade de aproximar os estudantes do curso à realidade vivenciada no cotidiano dos gestores. Desta forma, realizou-se um diagnóstico da escola em que o estágio aconteceu a fim de que fosse oferecida uma ação colaborativa de apoio à gestão, a partir das necessidades identificadas. Ao observar o dia a dia da instituição e dialogar com a equipe de direção e coordenação, apoiados pelos estudos de Libâneo (2013), Lück (2009) e Veiga (2002), o grupo se propôs a contribuir com a atualização do Projeto Político Pedagógico da escola. Assim, foi utilizada metodologia freiriana do círculo de cultura como espaço de escuta de professores e demais atores escolares. Para tanto, durante os momentos do planejamento escolar, foi apresentado às equipes de cada área do conhecimento o PPP em uso na escola. Desta forma, foram identificados os pontos que necessitavam ser revistos, corrigidos e atualizados no documento de acordo com as sugestões elencadas no círculo de cultura. Após isso, passou-se ao processo de escrita colaborativa dos estagiários e da equipe gestora, chegando a uma proposta de atualização do documento. Como resultado, foi apresentada pelos estagiários a versão preliminar do PPP à comunidade escolar que, a partir de então, passou a trabalhar na finalização do documento.