Objetivou-se através desse estudo, investigar quais a possibilidades e os desafios das TIC’s dentro do processo de ensino e aprendizagem, observando-se como estão sendo realizadas suas diferentes aplicações na escola. Verificou-se como a influência das tecnologias, como a internet e as ferramentas tecnológicas, vem repercutindo no ambiente escolar e de que forma esses elementos têm contribuído com o aprendizado do educando em sala de aula. O procedimento metodológico foi realizado através de pesquisa exploratória, referenciando a pesquisa bibliográfica de artigos e obras encontradas na internet; aprofundando-se de acordo com os conhecimentos que são apontados pelos autores sobre o objeto de análise, o qual será exposto no desenvolvimento deste estudo. Os conceitos aqui apresentados referem-se a caracterização das TIC’s no contexto educacional, enfatizando-se ainda, sobre os desafios da inserção das atuais tecnologias como recurso educativos nas práticas pedagógicas e as contribuições que a tecnologia poderá trazer para a aprendizagem escolar. Desse modo, foi possível refletimos que estamos em constante convívio com as novas tecnologias e devemos buscar nos adequarmos a essa realidade e usá-las como instrumento favorável a uma educação de qualidade, voltada para a realidade dos discentes. Ressalta-se ainda, que é de suma importância que o professor se aperfeiçoe, busque inovar sua pratica pedagógica com as TIC’s, pois elas estão presente no nosso dia a dia e em constante transformação.