Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA LEITURA SOBRE AVALIAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109783
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1283
    "inscrito_id" => 5453
    "titulo" => "UMA LEITURA SOBRE AVALIAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A literatura apresenta vários estudos sobre avaliação da aprendizagem discente, os quais defendem que ela é essencial para a formação acadêmica dos estudantes, pois é por meio desse processo que o/a professor/a poderá acompanhar o desenvolvimento educacional de cada aluno/a. O presente trabalho objetiva em um primeiro momento, compreender e apresentar as características do sistema de avaliação da aprendizagem. Num segundo momento, tratamos sobre o processo de avaliação educacional no ensino de matemática, a partir de uma análise crítica das diferentes proposições sobre a avaliação educacional, bem como das transformações do processo avaliativo para o ensino da matemática. Isto posto, realizamos uma pesquisa bibliográfica que buscou evidenciar as diversas formas de avaliar no ensino da matemática. Nos apoiamos nas discussões de Zabala (1998), Freire (1996), Hoffmann (2010), Luckesi (2011), Gonçalves (2022), entre outros autores/as que contribuíram para uma percepção crítica acerca do processo de avaliação no ensino da matemática. Além disso, também consideramos elementos apresentados pela BNCC (2017) e DCRC (2019). Os achados da pesquisa apontam para avaliação com a espinha dorsal do processo de ensino aprendizagem. A prática avaliativa é uma intervenção que está presente nas ações dos educadores, se fazendo necessária uma leitura atenciosa sobre avaliação da aprendizagem, para que se tenha aprofundamentos críticos em relação ao tema. É importante destacar, que a avaliação realizada no âmbito escolar deve ser concebida como um instrumento de construção do conhecimento, em que não pode estar apenas centrada nos conhecimentos específicos e na contagem de erros. O processo avaliativo deve vincular todos os passos do aluno, qualificar o aprendizado discente observando seu desenvolvimento, seja ele representado em números (quantitativos), ou no seu posicionamento durante o processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5453_TB1283_26102024233854.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO MARCONES MOURA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO"
    "autor_email" => "francisco.marcones@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109783
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1283
    "inscrito_id" => 5453
    "titulo" => "UMA LEITURA SOBRE AVALIAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A literatura apresenta vários estudos sobre avaliação da aprendizagem discente, os quais defendem que ela é essencial para a formação acadêmica dos estudantes, pois é por meio desse processo que o/a professor/a poderá acompanhar o desenvolvimento educacional de cada aluno/a. O presente trabalho objetiva em um primeiro momento, compreender e apresentar as características do sistema de avaliação da aprendizagem. Num segundo momento, tratamos sobre o processo de avaliação educacional no ensino de matemática, a partir de uma análise crítica das diferentes proposições sobre a avaliação educacional, bem como das transformações do processo avaliativo para o ensino da matemática. Isto posto, realizamos uma pesquisa bibliográfica que buscou evidenciar as diversas formas de avaliar no ensino da matemática. Nos apoiamos nas discussões de Zabala (1998), Freire (1996), Hoffmann (2010), Luckesi (2011), Gonçalves (2022), entre outros autores/as que contribuíram para uma percepção crítica acerca do processo de avaliação no ensino da matemática. Além disso, também consideramos elementos apresentados pela BNCC (2017) e DCRC (2019). Os achados da pesquisa apontam para avaliação com a espinha dorsal do processo de ensino aprendizagem. A prática avaliativa é uma intervenção que está presente nas ações dos educadores, se fazendo necessária uma leitura atenciosa sobre avaliação da aprendizagem, para que se tenha aprofundamentos críticos em relação ao tema. É importante destacar, que a avaliação realizada no âmbito escolar deve ser concebida como um instrumento de construção do conhecimento, em que não pode estar apenas centrada nos conhecimentos específicos e na contagem de erros. O processo avaliativo deve vincular todos os passos do aluno, qualificar o aprendizado discente observando seu desenvolvimento, seja ele representado em números (quantitativos), ou no seu posicionamento durante o processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5453_TB1283_26102024233854.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO MARCONES MOURA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO"
    "autor_email" => "francisco.marcones@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A literatura apresenta vários estudos sobre avaliação da aprendizagem discente, os quais defendem que ela é essencial para a formação acadêmica dos estudantes, pois é por meio desse processo que o/a professor/a poderá acompanhar o desenvolvimento educacional de cada aluno/a. O presente trabalho objetiva em um primeiro momento, compreender e apresentar as características do sistema de avaliação da aprendizagem. Num segundo momento, tratamos sobre o processo de avaliação educacional no ensino de matemática, a partir de uma análise crítica das diferentes proposições sobre a avaliação educacional, bem como das transformações do processo avaliativo para o ensino da matemática. Isto posto, realizamos uma pesquisa bibliográfica que buscou evidenciar as diversas formas de avaliar no ensino da matemática. Nos apoiamos nas discussões de Zabala (1998), Freire (1996), Hoffmann (2010), Luckesi (2011), Gonçalves (2022), entre outros autores/as que contribuíram para uma percepção crítica acerca do processo de avaliação no ensino da matemática. Além disso, também consideramos elementos apresentados pela BNCC (2017) e DCRC (2019). Os achados da pesquisa apontam para avaliação com a espinha dorsal do processo de ensino aprendizagem. A prática avaliativa é uma intervenção que está presente nas ações dos educadores, se fazendo necessária uma leitura atenciosa sobre avaliação da aprendizagem, para que se tenha aprofundamentos críticos em relação ao tema. É importante destacar, que a avaliação realizada no âmbito escolar deve ser concebida como um instrumento de construção do conhecimento, em que não pode estar apenas centrada nos conhecimentos específicos e na contagem de erros. O processo avaliativo deve vincular todos os passos do aluno, qualificar o aprendizado discente observando seu desenvolvimento, seja ele representado em números (quantitativos), ou no seu posicionamento durante o processo de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.