REDE COLABORATIVA E COMUNICATIVA REDEBORA - ENEM! COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE COMUNICAÇÃO VIRTUAL ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113945 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7231 "inscrito_id" => 15769 "titulo" => "REDE COLABORATIVA E COMUNICATIVA REDEBORA - ENEM! COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE COMUNICAÇÃO VIRTUAL ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho busca apresentar a Rede Colaborativa e Comunicativa RedeBora - Enem! que consiste na criação de uma rede virtual de comunicação entre estudantes de terceiro ano das escolas públicas do Maciço do Baturité, no interior do Ceará que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esta Rede Virtual é o desdobramento da pesquisa “Análise de aspectos socioculturais, vulnerabilidades socioemocionais e elementos cognitivos-motivacionais em estudantes de Ensino Médio no Maciço do Baturité, no contexto da realização do ENEM” pelo Programa de Iniciação Científica (PIBIC) da UNILAB - Ceará. Além da integração como rede colaborativa, a RedeBora-Enem! pretende realizar oficinas de aprendizagem virtuais, sendo um espaço para o acompanhamento e o trabalho continuado dos processos psicológicos básicos que constituem o fenômeno da aprendizagem. A partir destas oficinas, será feita a análise desses processos. Metodologicamente, esta pesquisa se configura através de uma pesquisa-ação que estabelece uma relação de conhecimento e ação com os participantes da pesquisa, promovendo uma construção conjunta entre pesquisadores e pesquisandos. Foi possível realizar esse estudo através de visitas às escolas de Ensino Médio no contexto estudado. Nesses encontros, foram realizadas entrevistas com alunos e professores do terceiro ano do Ensino Médio para obtenção de dados. Quanto aos resultados iniciais, mediante as visitas às Escolas, houve uma plena aceitação e adesão à Rede Social da RedeBora - Enem! por parte de gestores, professores e alunos. Percebemos que os docentes acreditam ser de grande valia a contribuição desta Rede Colaborativa. Quanto aos estudantes, demonstraram interesse e rápida adesão ao Instagram do RedeBora - Enem! e interagiram nesta ferramenta. Percebemos também que houve interação e conexão entre os estudantes que irão fazer o ENEM, no Maciço do Baturité. Atualmente, possuímos cerca de 150 seguidores e os Reels e publicações da página ultrapassam a marca de duas mil visualizações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15769_TB7231_10062024215411.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁTIMA MARIA ARAÚJO BERTINI" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA" "autor_email" => "fatimabertini@unilab.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113945 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7231 "inscrito_id" => 15769 "titulo" => "REDE COLABORATIVA E COMUNICATIVA REDEBORA - ENEM! COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE COMUNICAÇÃO VIRTUAL ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho busca apresentar a Rede Colaborativa e Comunicativa RedeBora - Enem! que consiste na criação de uma rede virtual de comunicação entre estudantes de terceiro ano das escolas públicas do Maciço do Baturité, no interior do Ceará que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esta Rede Virtual é o desdobramento da pesquisa “Análise de aspectos socioculturais, vulnerabilidades socioemocionais e elementos cognitivos-motivacionais em estudantes de Ensino Médio no Maciço do Baturité, no contexto da realização do ENEM” pelo Programa de Iniciação Científica (PIBIC) da UNILAB - Ceará. Além da integração como rede colaborativa, a RedeBora-Enem! pretende realizar oficinas de aprendizagem virtuais, sendo um espaço para o acompanhamento e o trabalho continuado dos processos psicológicos básicos que constituem o fenômeno da aprendizagem. A partir destas oficinas, será feita a análise desses processos. Metodologicamente, esta pesquisa se configura através de uma pesquisa-ação que estabelece uma relação de conhecimento e ação com os participantes da pesquisa, promovendo uma construção conjunta entre pesquisadores e pesquisandos. Foi possível realizar esse estudo através de visitas às escolas de Ensino Médio no contexto estudado. Nesses encontros, foram realizadas entrevistas com alunos e professores do terceiro ano do Ensino Médio para obtenção de dados. Quanto aos resultados iniciais, mediante as visitas às Escolas, houve uma plena aceitação e adesão à Rede Social da RedeBora - Enem! por parte de gestores, professores e alunos. Percebemos que os docentes acreditam ser de grande valia a contribuição desta Rede Colaborativa. Quanto aos estudantes, demonstraram interesse e rápida adesão ao Instagram do RedeBora - Enem! e interagiram nesta ferramenta. Percebemos também que houve interação e conexão entre os estudantes que irão fazer o ENEM, no Maciço do Baturité. Atualmente, possuímos cerca de 150 seguidores e os Reels e publicações da página ultrapassam a marca de duas mil visualizações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15769_TB7231_10062024215411.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁTIMA MARIA ARAÚJO BERTINI" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA" "autor_email" => "fatimabertini@unilab.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }