Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REDE COLABORATIVA E COMUNICATIVA REDEBORA - ENEM! COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE COMUNICAÇÃO VIRTUAL ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113945
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7231
    "inscrito_id" => 15769
    "titulo" => "REDE COLABORATIVA E COMUNICATIVA REDEBORA - ENEM! COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE COMUNICAÇÃO VIRTUAL ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente trabalho busca apresentar a Rede Colaborativa e Comunicativa RedeBora - Enem! que consiste na criação de uma rede virtual de comunicação entre estudantes de terceiro ano das escolas públicas do Maciço do Baturité, no interior do Ceará que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esta Rede Virtual é o desdobramento da pesquisa “Análise de aspectos socioculturais, vulnerabilidades socioemocionais e elementos cognitivos-motivacionais em estudantes de Ensino Médio no Maciço do Baturité, no contexto da realização do ENEM” pelo Programa de Iniciação Científica (PIBIC) da UNILAB - Ceará. Além da integração como rede colaborativa, a RedeBora-Enem! pretende realizar oficinas de aprendizagem virtuais, sendo um espaço para o acompanhamento e o trabalho continuado dos processos psicológicos básicos que constituem o fenômeno da aprendizagem. A partir destas oficinas, será feita a análise desses processos. Metodologicamente, esta pesquisa se configura através de uma pesquisa-ação que estabelece uma relação de conhecimento e ação com os participantes da pesquisa, promovendo uma construção conjunta entre pesquisadores e pesquisandos. Foi possível realizar esse estudo através de visitas às escolas de Ensino Médio no contexto estudado. Nesses encontros, foram realizadas entrevistas com alunos e professores do terceiro ano do Ensino Médio para obtenção de dados. Quanto aos resultados iniciais, mediante as visitas às Escolas, houve uma plena aceitação e adesão à Rede Social da RedeBora - Enem! por parte de gestores, professores e alunos. Percebemos que os docentes acreditam ser de grande valia a contribuição desta Rede Colaborativa. Quanto aos estudantes, demonstraram interesse e rápida adesão ao Instagram do RedeBora - Enem! e interagiram nesta ferramenta. Percebemos também que houve interação e conexão entre os estudantes que irão fazer o ENEM, no Maciço do Baturité. Atualmente, possuímos cerca de 150 seguidores e os Reels e publicações da página ultrapassam a marca de duas mil visualizações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15769_TB7231_10062024215411.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁTIMA MARIA ARAÚJO BERTINI"
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA"
    "autor_email" => "fatimabertini@unilab.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113945
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7231
    "inscrito_id" => 15769
    "titulo" => "REDE COLABORATIVA E COMUNICATIVA REDEBORA - ENEM! COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE COMUNICAÇÃO VIRTUAL ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente trabalho busca apresentar a Rede Colaborativa e Comunicativa RedeBora - Enem! que consiste na criação de uma rede virtual de comunicação entre estudantes de terceiro ano das escolas públicas do Maciço do Baturité, no interior do Ceará que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esta Rede Virtual é o desdobramento da pesquisa “Análise de aspectos socioculturais, vulnerabilidades socioemocionais e elementos cognitivos-motivacionais em estudantes de Ensino Médio no Maciço do Baturité, no contexto da realização do ENEM” pelo Programa de Iniciação Científica (PIBIC) da UNILAB - Ceará. Além da integração como rede colaborativa, a RedeBora-Enem! pretende realizar oficinas de aprendizagem virtuais, sendo um espaço para o acompanhamento e o trabalho continuado dos processos psicológicos básicos que constituem o fenômeno da aprendizagem. A partir destas oficinas, será feita a análise desses processos. Metodologicamente, esta pesquisa se configura através de uma pesquisa-ação que estabelece uma relação de conhecimento e ação com os participantes da pesquisa, promovendo uma construção conjunta entre pesquisadores e pesquisandos. Foi possível realizar esse estudo através de visitas às escolas de Ensino Médio no contexto estudado. Nesses encontros, foram realizadas entrevistas com alunos e professores do terceiro ano do Ensino Médio para obtenção de dados. Quanto aos resultados iniciais, mediante as visitas às Escolas, houve uma plena aceitação e adesão à Rede Social da RedeBora - Enem! por parte de gestores, professores e alunos. Percebemos que os docentes acreditam ser de grande valia a contribuição desta Rede Colaborativa. Quanto aos estudantes, demonstraram interesse e rápida adesão ao Instagram do RedeBora - Enem! e interagiram nesta ferramenta. Percebemos também que houve interação e conexão entre os estudantes que irão fazer o ENEM, no Maciço do Baturité. Atualmente, possuímos cerca de 150 seguidores e os Reels e publicações da página ultrapassam a marca de duas mil visualizações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15769_TB7231_10062024215411.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁTIMA MARIA ARAÚJO BERTINI"
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA"
    "autor_email" => "fatimabertini@unilab.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho busca apresentar a Rede Colaborativa e Comunicativa RedeBora - Enem! que consiste na criação de uma rede virtual de comunicação entre estudantes de terceiro ano das escolas públicas do Maciço do Baturité, no interior do Ceará que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esta Rede Virtual é o desdobramento da pesquisa “Análise de aspectos socioculturais, vulnerabilidades socioemocionais e elementos cognitivos-motivacionais em estudantes de Ensino Médio no Maciço do Baturité, no contexto da realização do ENEM” pelo Programa de Iniciação Científica (PIBIC) da UNILAB - Ceará. Além da integração como rede colaborativa, a RedeBora-Enem! pretende realizar oficinas de aprendizagem virtuais, sendo um espaço para o acompanhamento e o trabalho continuado dos processos psicológicos básicos que constituem o fenômeno da aprendizagem. A partir destas oficinas, será feita a análise desses processos. Metodologicamente, esta pesquisa se configura através de uma pesquisa-ação que estabelece uma relação de conhecimento e ação com os participantes da pesquisa, promovendo uma construção conjunta entre pesquisadores e pesquisandos. Foi possível realizar esse estudo através de visitas às escolas de Ensino Médio no contexto estudado. Nesses encontros, foram realizadas entrevistas com alunos e professores do terceiro ano do Ensino Médio para obtenção de dados. Quanto aos resultados iniciais, mediante as visitas às Escolas, houve uma plena aceitação e adesão à Rede Social da RedeBora - Enem! por parte de gestores, professores e alunos. Percebemos que os docentes acreditam ser de grande valia a contribuição desta Rede Colaborativa. Quanto aos estudantes, demonstraram interesse e rápida adesão ao Instagram do RedeBora - Enem! e interagiram nesta ferramenta. Percebemos também que houve interação e conexão entre os estudantes que irão fazer o ENEM, no Maciço do Baturité. Atualmente, possuímos cerca de 150 seguidores e os Reels e publicações da página ultrapassam a marca de duas mil visualizações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.