A RELAÇÃO DA LUDICIDADE E SUA CONTRIBUIÇÃO NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA PRIMEIRA INFÂNCIA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113975 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7267 "inscrito_id" => 16702 "titulo" => "A RELAÇÃO DA LUDICIDADE E SUA CONTRIBUIÇÃO NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA PRIMEIRA INFÂNCIA." "resumo" => "Brincar é algo inerente as crianças e só elas o realizam com espontaneidade. Quando se pensa em criança, vem logo à ideia de movimento, inquietação. Alguns pais, como também algumas escolas, ainda desconhecem a influência, dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral da criança. Infelizmente, por falta desse conhecimento, não dão a devida relevância as brincadeiras, ou ao mundo mágico da fantasia e da simbologia. Diante desse contexto foram analisadas bibliografias de alguns autores como: Chateau (1987); Mukhina (199); Freire (1997); Piaget (1987); Mello (1989); Santin (1994), entre outros, que, com suas teorias têm contribuído para propostas educativas que percebam a criança, pronta para brincar, vivenciar e experimentar o lúdico como essencial à sua vida. O jogo está presente na vida do homem desde seus primórdios. É um elemento cultural que perpassa gerações. No entanto, a tecnologia tem deixado nossas crianças presas as telas, ansiosas e deprimidas. Assim, este artigo tem como objetivo principal identificar o brinquedo como algo da essência humana, peculiar a criança, como significado de sua própria existência, sinônimo de liberdade e vida; e analisar o entendimento que se tem do brinquedo, para a vida das crianças e quais as implicações do mesmo no que se refere aos diversos aspectos da vida e do futuro das crianças. A partir das considerações de autores de grande relevância para a área da educação, podemos constatar que adotando perspectivas distintas como as de Piaget, Vygotsky, Huizinga e Kishimoto, o jogo, o brinquedo e a brincadeira, aparecem como atividades essenciais para o desenvolvimento integral da criança. Entende-se que através dos jogos e brincadeiras a criança expressa suas emoções, sentimento, pensamentos, desejos e suas necessidades, pois ao brincar a criança busca um equilíbrio apenas dentro de si mesma, enquanto no jogo, ela procura harmonizar-se em conformidade com a estratégia de seu oponente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16702_TB7267_10062024221101.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOUISE JAR PEREIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LOUISE" "autor_email" => "luli_jar@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113975 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7267 "inscrito_id" => 16702 "titulo" => "A RELAÇÃO DA LUDICIDADE E SUA CONTRIBUIÇÃO NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA PRIMEIRA INFÂNCIA." "resumo" => "Brincar é algo inerente as crianças e só elas o realizam com espontaneidade. Quando se pensa em criança, vem logo à ideia de movimento, inquietação. Alguns pais, como também algumas escolas, ainda desconhecem a influência, dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral da criança. Infelizmente, por falta desse conhecimento, não dão a devida relevância as brincadeiras, ou ao mundo mágico da fantasia e da simbologia. Diante desse contexto foram analisadas bibliografias de alguns autores como: Chateau (1987); Mukhina (199); Freire (1997); Piaget (1987); Mello (1989); Santin (1994), entre outros, que, com suas teorias têm contribuído para propostas educativas que percebam a criança, pronta para brincar, vivenciar e experimentar o lúdico como essencial à sua vida. O jogo está presente na vida do homem desde seus primórdios. É um elemento cultural que perpassa gerações. No entanto, a tecnologia tem deixado nossas crianças presas as telas, ansiosas e deprimidas. Assim, este artigo tem como objetivo principal identificar o brinquedo como algo da essência humana, peculiar a criança, como significado de sua própria existência, sinônimo de liberdade e vida; e analisar o entendimento que se tem do brinquedo, para a vida das crianças e quais as implicações do mesmo no que se refere aos diversos aspectos da vida e do futuro das crianças. A partir das considerações de autores de grande relevância para a área da educação, podemos constatar que adotando perspectivas distintas como as de Piaget, Vygotsky, Huizinga e Kishimoto, o jogo, o brinquedo e a brincadeira, aparecem como atividades essenciais para o desenvolvimento integral da criança. Entende-se que através dos jogos e brincadeiras a criança expressa suas emoções, sentimento, pensamentos, desejos e suas necessidades, pois ao brincar a criança busca um equilíbrio apenas dentro de si mesma, enquanto no jogo, ela procura harmonizar-se em conformidade com a estratégia de seu oponente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16702_TB7267_10062024221101.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOUISE JAR PEREIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LOUISE" "autor_email" => "luli_jar@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }