A sexualidade humana consiste em uma conceituação complexa e que atravessa as relações históricas, ao integrar todos os seres humanos e ser representada conforme a cultura e o momento histórico em que se está inserido. Nesse sentido, o presente trabalho constitui uma pesquisa de cunho qualitativo e do tipo análise temática, tendo o intuito de ampliar o debate a respeito da educação sexual e contribuir para a produção de conhecimento acerca desse assunto. O objetivo da pesquisa é averiguar o porquê a educação sexual ainda ser um tabu no Brasil e os adolescentes sofrerem com a falta de informação, ao visar à compreensão dos motivos pelos quais isso ocorre e é frequente em nosso país. A metodologia utilizada trata-se da Análise de Discurso na perspectiva da autora Mary Jane Spink, através da utilização das produções de sentido advindas das árvores de associação de ideias e dos mapas de associação de ideias. O corpus da análise está constituído por excertos de uma reportagem retirada dos meios de comunicação da internet. Verificou-se que a educação sexual é um eixo muito importante no processo de ensino-aprendizagem, já que não compete ao sexo por si, mas baliza questões da vida humana, de forma que crianças e adolescentes estejam cientes do que acontece consigo mesmos. Além disso, destaca-se que é fundamental que educação sexual transpunha os entendimentos biológicos unicamente, ao garantir desenvolvimento psicossocial, a fim de que os sentimentos dos indivíduos possam vir à tona. Por fim, torna-se relevante considerar que, quando ocorre menção ao tema de educação sexual nas escolas, isso é apresentado a partir dos anos finais do ensino fundamental, ao ocorrer determinada apreensão por parte dos docentes em trabalhar o assunto em sala de aula.