A Lei nº 13415/2017, lei da Reforma do Ensino Médio tem sido tema de grandes debates e discussões no meio educacional, estabelecendo mudanças na estrutura do ensino médio e trazendo novos desafios docente. Como é o professor que vai efetivar a aplicação da Base Nacional Comum Curricular dentro da sala de aula, surge o questionamento a respeito de quais serão as mudanças na formação dos professores do ensino de ciências para atender o novo ensino médio. O presente trabalho buscou realizar uma revisão sistemática da literatura para identificar e discutir artigos que permitam compreender quais serão estas mudanças. A pesquisa foi realizada na base de dados Redalyc, utilizando os descritores pré definidos, assim foram encontrados 580 artigos. Os títulos dos artigos foram lidos e quando necessário, o resumo. Assim, oito artigos foram selecionados, os que falavam sobre formação de professores e a relação com a BNCC, de forma geral, ou que abordavam especificamente a formação em ciências da natureza e sua relação com a BNCC. Após leitura e estudo dos artigos, foram identificadas e elencadas três categorias: (i) formação de professores a partir da BNCC no ensino de ciências; (ii) formação de professores no contexto das políticas públicas de educação e (iii) formação de professores e impactos curriculares e formativos. Os resultados mostraram a necessidade de formação continuada do professor para atender às novas demandas; o professor precisará desenvolver maior capacidade de adaptações e apresentar um perfil profissional mais inovador para oportunizar situações de investigação em sala. O estudo realizado também mostrou pesquisas que identificaram como os ciclos políticos eleitorais influenciam e que as políticas públicas dos últimos anos possibilitaram um retrocesso em relação à formação de professores; pois incentivou uma formação mais instrumental, focada no saber-fazer, em cima de competências e formação mais rápida.