Este trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições que os componentes curriculares de Prática Educacional Pesquisa e Extensão (PEPE) do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), têm trazido na formação dos/as discentes. O PEPE tem como um de seus objetivos, o fortalecimento da relação teoria e prática, por meio da inserção de experiências e atividades pedagógicas dentro e fora do espaço escolar desde o primeiro período do curso. O PEPE, em cada período, desenvolve-se dentro de um eixo temático articulando as demais disciplinas na perspectiva de integrar conteúdos e construir atividades coletivas. Nos baseamos teoricamente em estudos sobre a formação de professores realizados por Freire (1993) e Nóvoa (1995). Trazemos reflexões sobre a importância desse componente curricular e sua atuação em diferentes níveis e ambientes de ensino como: Educação Infantil e os nos Iniciais do Ensino Fundamental. O PEPE também possibilita inserir os/as graduandos/as de Pedagogia em discussões sobre espaços de educação não formais e a atuação do/a pedagogo/a, além de problematizar a construção de um objeto de estudo que resultará em um trabalho de conclusão de curso. Evidenciando as atividades e a relação estabelecida com as diversas instituições e setores educacionais da sociedade. Além de dialogar com as novas normas do ensino superior como, a inserção curricular da extensão, que problematiza o papel das universidades em relação à sociedade. Concluímos, por meio dessa discussão, que o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE apresenta uma preocupação com a formação integral e atuação crítica dos seus graduandos, potencializando a pesquisa, a integração curricular e a participação em espaços educativos diversos como consolidação da formação docente, destacando o importante papel desempenhado pelo componente curricular PEPE no atendimento desses objetivos, o que é perceptível nas experiências vivenciadas pelos/as discentes.