A avaliação da aprendizagem é um elemento pedagógico, próprio da prática docente, cuja finalidade é emitir um juízo de valor sobre a realidade da aprendizagem dos estudantes. São muitas as concepções e práticas de avaliação da aprendizagem presentes no âmbito educacional e, dependendo destas concepções e práticas, a avaliação da aprendizagem pode trazer implicações positivas ou negativas ao sistema educacional e, principalmente ao estudante. Neste contexto, o presente artigo analisa as concepções e modalidades de Avaliação da Aprendizagem conhecidas pelos graduandos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pará, campus Castanhal. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo, fundamentada na abordagem qualitativa, cuja operacionalização se deu por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas a estudantes dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Matemática, Educação Física, Letras Português e Letras espanhol. Contribuíram para a compreensão do objeto de estudo as ideias de avaliação da aprendizagem de Chueiri (2008), Luckesi (2013), Arcas (2017), dentre outros. Os resultados demonstraram que os estudantes possuem algum conhecimento sobre os tipos de avaliação, a saber: somativa (56,5%), diagnóstica (82,6%) e formativa (39,1%). Em relação as concepções, notou-se que os mesmos concebem de forma híbrida abordagens qualitativas e quantitativas da avaliação da aprendizagem, com predomínio da primeira. Considerando os dados apresentados, advoga-se a necessidade de aprofundamento do tema em destaque, pois a maioria dos estudantes que participaram do estudo atuarão no ambiente escolar como docentes e precisarão utilizar a avaliação da aprendizagem como elemento indissociável das suas práticas de ensino. Destarte, o ato de avaliar deve abranger os diferentes sujeitos presentes em sala de aula, reforçando a necessidade de formação inicial e continuada do professor, capaz de abordar diferentes concepções, funções, modalidades e estratégias de avaliação da aprendizagem necessária ao fazer pedagógico em sala de aula.