Este estudo aborda as mudanças na educação brasileira durante a Pandemia de COVID-19, quando as instituições de ensino foram obrigadas a adotar o ensino remoto utilizando Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). A pesquisa tem como questão central identificar as novas competências adquiridas e desenvolvidas pelos docentes no uso de metodologias ativas mediadas pelas TDIC durante o ensino remoto. O objetivo geral da pesquisa é analisar as novas competências docentes para o uso de metodologias ativas, nos processos de ensino remoto, mediados pelas TDIC, durante a Era Pandêmica. Especificamente, mapear as produções bibliográficas sobre a prática docente no período de 2020 a 2022 da Era Pandêmica e relacionar essas produções bibliográficas mapeadas com as novas competências docentes para o uso de metodologias ativas, nos processos de ensino remoto, mediados pelas TDIC. Para tal fim, apoiamo-nos, teoricamente, nas novas perspectivas para o ensino a partir de tecnologias digitais, e nas novas competências docentes exigidas para esse fim. A metodologia utilizada é qualitativa, bibliográfica e baseia-se na análise de vinte artigos científicos disponíveis nas bases de dados do Google Acadêmico e dos Periódicos qualificados pelo Portal Sucupira (entre A1 a B2). Os resultados revelam que houve um quantitativo significativo de produções científicas sobre a temática, mas poucos relatos de experiências exitosas com o uso de metodologias ativas mediadas pelas TDIC no ensino remoto. Os docentes enfrentaram desafios relacionados à infraestrutura, dificuldades no acesso à internet e falta de familiaridade com as tecnologias. A falta de formação adequada, e a, consequente, confusão conceitual entre EAD e ER contribuíram para experiências não exitosas. Essa pesquisa ressalta a importância de investir na formação de docentes para o uso efetivo das TDIC no ensino, visando proporcionar uma educação inclusiva e de qualidade para os discentes em ambientes de ensino remoto no meio digital.