Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS MEDIADAS PELAS TDIC, A PARTIR DE NOVAS COMPETÊNCIAS DOCENTES NO ENSINO REMOTO EM TEMPO DE PANDEMIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113861
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7112
    "inscrito_id" => 17894
    "titulo" => "ANÁLISE DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS MEDIADAS PELAS TDIC, A PARTIR DE NOVAS COMPETÊNCIAS DOCENTES NO ENSINO REMOTO EM TEMPO DE PANDEMIA."
    "resumo" => "Este estudo aborda as mudanças na educação brasileira durante a Pandemia de COVID-19, quando as instituições de ensino foram obrigadas a adotar o ensino remoto utilizando Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). A pesquisa tem como questão central identificar as novas competências adquiridas e desenvolvidas pelos docentes no uso de metodologias ativas mediadas pelas TDIC durante o ensino remoto. O objetivo geral da pesquisa é analisar as novas competências docentes para o uso de metodologias ativas, nos processos de ensino remoto, mediados pelas TDIC, durante a Era Pandêmica. Especificamente, mapear as produções bibliográficas sobre a prática docente no período de 2020 a 2022 da Era Pandêmica e relacionar essas produções bibliográficas mapeadas com as novas competências docentes para o uso de metodologias ativas, nos processos de ensino remoto, mediados pelas TDIC. Para tal fim, apoiamo-nos, teoricamente, nas novas perspectivas para o ensino a partir de tecnologias digitais, e nas novas competências docentes exigidas para esse fim. A metodologia utilizada é qualitativa, bibliográfica e baseia-se na análise de vinte artigos científicos disponíveis nas bases de dados do Google Acadêmico e dos Periódicos qualificados pelo Portal Sucupira (entre A1 a B2). Os resultados revelam que houve um quantitativo significativo de produções científicas sobre a temática, mas poucos relatos de experiências exitosas com o uso de metodologias ativas mediadas pelas TDIC no ensino remoto. Os docentes enfrentaram desafios relacionados à infraestrutura, dificuldades no acesso à internet e falta de familiaridade com as tecnologias. A falta de formação adequada, e a, consequente, confusão conceitual entre EAD e ER contribuíram para experiências não exitosas. Essa pesquisa ressalta a importância de investir na formação de docentes para o uso efetivo das TDIC no ensino, visando proporcionar uma educação inclusiva e de qualidade para os discentes em ambientes de ensino remoto no meio digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17894_TB7112_01102024184209.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTUR GOMES PEREIRA LAGO"
    "autor_nome_curto" => "ARTUR"
    "autor_email" => "arturgomes90@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113861
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7112
    "inscrito_id" => 17894
    "titulo" => "ANÁLISE DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS MEDIADAS PELAS TDIC, A PARTIR DE NOVAS COMPETÊNCIAS DOCENTES NO ENSINO REMOTO EM TEMPO DE PANDEMIA."
    "resumo" => "Este estudo aborda as mudanças na educação brasileira durante a Pandemia de COVID-19, quando as instituições de ensino foram obrigadas a adotar o ensino remoto utilizando Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). A pesquisa tem como questão central identificar as novas competências adquiridas e desenvolvidas pelos docentes no uso de metodologias ativas mediadas pelas TDIC durante o ensino remoto. O objetivo geral da pesquisa é analisar as novas competências docentes para o uso de metodologias ativas, nos processos de ensino remoto, mediados pelas TDIC, durante a Era Pandêmica. Especificamente, mapear as produções bibliográficas sobre a prática docente no período de 2020 a 2022 da Era Pandêmica e relacionar essas produções bibliográficas mapeadas com as novas competências docentes para o uso de metodologias ativas, nos processos de ensino remoto, mediados pelas TDIC. Para tal fim, apoiamo-nos, teoricamente, nas novas perspectivas para o ensino a partir de tecnologias digitais, e nas novas competências docentes exigidas para esse fim. A metodologia utilizada é qualitativa, bibliográfica e baseia-se na análise de vinte artigos científicos disponíveis nas bases de dados do Google Acadêmico e dos Periódicos qualificados pelo Portal Sucupira (entre A1 a B2). Os resultados revelam que houve um quantitativo significativo de produções científicas sobre a temática, mas poucos relatos de experiências exitosas com o uso de metodologias ativas mediadas pelas TDIC no ensino remoto. Os docentes enfrentaram desafios relacionados à infraestrutura, dificuldades no acesso à internet e falta de familiaridade com as tecnologias. A falta de formação adequada, e a, consequente, confusão conceitual entre EAD e ER contribuíram para experiências não exitosas. Essa pesquisa ressalta a importância de investir na formação de docentes para o uso efetivo das TDIC no ensino, visando proporcionar uma educação inclusiva e de qualidade para os discentes em ambientes de ensino remoto no meio digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17894_TB7112_01102024184209.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTUR GOMES PEREIRA LAGO"
    "autor_nome_curto" => "ARTUR"
    "autor_email" => "arturgomes90@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo aborda as mudanças na educação brasileira durante a Pandemia de COVID-19, quando as instituições de ensino foram obrigadas a adotar o ensino remoto utilizando Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). A pesquisa tem como questão central identificar as novas competências adquiridas e desenvolvidas pelos docentes no uso de metodologias ativas mediadas pelas TDIC durante o ensino remoto. O objetivo geral da pesquisa é analisar as novas competências docentes para o uso de metodologias ativas, nos processos de ensino remoto, mediados pelas TDIC, durante a Era Pandêmica. Especificamente, mapear as produções bibliográficas sobre a prática docente no período de 2020 a 2022 da Era Pandêmica e relacionar essas produções bibliográficas mapeadas com as novas competências docentes para o uso de metodologias ativas, nos processos de ensino remoto, mediados pelas TDIC. Para tal fim, apoiamo-nos, teoricamente, nas novas perspectivas para o ensino a partir de tecnologias digitais, e nas novas competências docentes exigidas para esse fim. A metodologia utilizada é qualitativa, bibliográfica e baseia-se na análise de vinte artigos científicos disponíveis nas bases de dados do Google Acadêmico e dos Periódicos qualificados pelo Portal Sucupira (entre A1 a B2). Os resultados revelam que houve um quantitativo significativo de produções científicas sobre a temática, mas poucos relatos de experiências exitosas com o uso de metodologias ativas mediadas pelas TDIC no ensino remoto. Os docentes enfrentaram desafios relacionados à infraestrutura, dificuldades no acesso à internet e falta de familiaridade com as tecnologias. A falta de formação adequada, e a, consequente, confusão conceitual entre EAD e ER contribuíram para experiências não exitosas. Essa pesquisa ressalta a importância de investir na formação de docentes para o uso efetivo das TDIC no ensino, visando proporcionar uma educação inclusiva e de qualidade para os discentes em ambientes de ensino remoto no meio digital.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.