A Educação em Direitos Humanos desempenha um papel crucial no fortalecimento da tolerância e do respeito nas sociedades contemporâneas. No contexto das temáticas sobre sexualidade e gênero, essa educação assume uma importância ainda mais destacada, pois contribui para a construção de um ambiente inclusivo e livre de preconceitos. A necessidade de uma abordagem educativa voltada para os direitos das pessoas LGBTQIAPN+, mulheres e outros grupos, se torna evidente quando consideramos a persistência de discriminação e desigualdades que esses grupos enfrentam. A partir desse recorte temático, o objetivo geral da presente pesquisa é: Ratificar a Educação em Direitos Humanos para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária e justa para diversos grupos. O trabalho abordará brevemente a história do desenvolvimento dos direitos humanos na educação e como este se faz presente hoje por meio do Plano Nacional de Educação, para assim debater a importância de trabalhar temas sobre sexualidade e gênero nas escolas. A metodologia incorporada caracteriza-se como uma revisão de literatura com abordagem qualitativa. Já em relação aos meios empregados para construção do trabalho, sendo desenvolvida por meio de livros, instrumentos jurídicos, revistas e artigos que analisam a problemática. A relevância dessa problemática se dá pela promoção da compreensão dos direitos humanos e a diversidade sexual e de gênero promovida por uma educação capaz de transformar percepções e atitudes, desafiando estigmas e preconceitos que muitas vezes perpetuam a marginalização.