A avaliação da aprendizagem escolar tem como um de seus pilares a necessidade de medir a capacidade dos alunos de responderem às demandas da vida em sociedade referentes aos conhecimentos estudados durante a vida escolar (Libâneo, 1994; Luckesi, 2003; Oliveira, 2015; Paiva e Canan, 2016, dentre outros). Via de regra existe uma carência histórica na formação inicial dos professores de língua inglesa no que se refere a elaboração de avaliações, o que se reflete na vida profissional, quando muitos professores têm dificuldade de elaborar esse gênero textual e repetem práticas avaliativas ultrapassadas que não conseguem avaliar de fato a aprendizagem dos alunos. O objetivo dessa pesquisa é analisar como as crenças de professores de inglês sobre avaliação da aprendizagem se refletem nas avaliações (provas, seminários, jogos etc) que eles realizam em sala de aula e em que medida as crenças e as avaliações se relacionam com os objetivos de aprendizagem propostos para aquele período letivo. Para atingir esse objetivo, conduzirei uma pesquisa descritiva exploratória com caráter quali-quantitativo com professores de língua inglesa da rede pública de ensino, egressos do curso de Letras da Universidade Regional do Cariri (URCA). Os dados da pesquisa estão sendo gerados por meio de um questionário aberto enviado por e-mail aos participantes juntamente com o envio de avaliações aplicadas por eles a seus alunos. Espero que ao final dessa pesquisa de pós-doutorado, eu possa contribuir (a) para o entendimento de como as crenças se refletem nas avaliações realizadas pelos professores e também (b) com a formação inicial de professores de língua inglesa, especialmente os do Curso de Letras Inglês da URCA.