Quando pensamos em rede educacional, a formação continuada para professores é um dos pilares primordiais da reciclagem desses profissionais. Mas que lamentavelmente continua vivenciando precariedades e deve continuar em pauta no processo discursivo atual, buscando estreitar cada vez mais a distância da formação inicial com a prática no Ensino Básico. Permitindo momentos de reverberação das existências vulneráveis e que nos transportem a ações cientifico-pedagógicas mais concretas, que possibilitem novas formas de pensar e atuar. Revendo através de outros prismas adversidades que encontrem a garantia de uma formação continuada diversa que permita uma (re)significação a partir do trabalho de cada professora e professor de acordo com realidades distintas, encontradas em suas comunidades escolares. Este artigo vem expor a experiência da abordagem das temáticas de Gênero e Sexualidade, para educadores de Ciências Humanas no município de Maracanaú - CE. Revelando aqui o desenvolvimento da abordagem utilizada para trabalhar essa temática que para muitos não é tão familiar, como ainda, perceber de que forma esse assunto chega até os estudantes LGBT+ nas comunidades escolares. Propõe-se a discussão na Escola de temas como empoderamento, visibilidade LGBT+ e desconstrução de estereótipos, ao unir teoria e prática, junto ao professorado da rede municipal, na Região Metropolitana de Fortaleza.