Dentro deste contexto, é importante salientar que as instituições necessitam de um preparo cada vez maior, visando a transformação das relações entre professores e alunos, trazendo dimensões inovadoras para as formas de ensino. Ainda neste sentido, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB de (1996) (Lei Nº 9.394/96) no artigo 84 é apresentada a monitoria acadêmica, na forma de um dever para as instituições de ensino superior, pois os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos. Portanto, o objetivo do presente trabalho é demonstar a percepção dos discentes dos cursos de Licenciatura em Química e Pedagogia com relação à Monitoria Acadêmica salientando o impacto positivo no binônimo ensino-aprendizagem. Sendo assim, podemos concluir que conhecer bem o programa, sua atuação e os resultados obtidos com base nele seja de fundamental importância para que haja um aprimoramento do exercício da monitoria, dessa forma contribuindo cada vez mais para que o programa continue sendo uma das ferramentas indispensáveis na formação dos alunos no cursos de licenciatura em Química e Pedagogia.