PRODUTOS EDUCACIONAIS DIGITAIS: MAPEANDO UM MESTRADO PROFISSIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113651 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6816 "inscrito_id" => 17584 "titulo" => "PRODUTOS EDUCACIONAIS DIGITAIS: MAPEANDO UM MESTRADO PROFISSIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA" "resumo" => "O presente trabalho consistiu em um mapeamento das dissertações do mestrado profissional, do programa de pós-graduação em educação de uma universidade pública do sul de minas, publicadas nos últimos cinco anos. O intuito da sondagem foi de angariar produtos educacionais digitais. Além disso, este estudo teve por objetivo identificar e analisar quais tipos de produtos educacionais estão sendo desenvolvidos e quantificar aqueles que estabelecem conexão com as mídias digitais. A relevância do inventário reside na possibilidade de se conhecer os coeficientes para alcançar os profissionais da carreira docente por mais canais a fim de incentivar e auxiliar, principalmente, mas não somente, os que estão em início de carreira. A metodologia utilizada foi quanti-qualitativa e contou com uma investigação no repositório institucional desta universidade, como instrumento de coleta de dados. Os resultados indicaram uma parcimônia nos produtos educacionais digitais desenvolvidos nesta área e indica que a maioria das produções educacionais estão relacionadas à concepção de cursos, treinamentos e palestras de formação continuada ou cadernos e materiais didático-pedagógicos. Os apontamentos demonstram ainda a importância de amplificar a elaboração de produtos educacionais digitais para alcançarem mais profissionais que necessitem de formação inicial, continuada e para auxiliar os docentes iniciantes. Destarte, este estudo destaca a demanda de investimento e incentivo para a criação de mais produtos educacionais digitais, a fim de atender à procura por formação na área educacional, promovendo o acesso a recursos pedagógicos inovadores e contribuindo para o aperfeiçoamento contínuo dos professores e das professoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "673b99390b1c4_18112024164457.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => "2024-11-18 16:44:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANE BATISTA CÂNDIDO" "autor_nome_curto" => "Fabiane Batista" "autor_email" => "fabianebcandido@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113651 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6816 "inscrito_id" => 17584 "titulo" => "PRODUTOS EDUCACIONAIS DIGITAIS: MAPEANDO UM MESTRADO PROFISSIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA" "resumo" => "O presente trabalho consistiu em um mapeamento das dissertações do mestrado profissional, do programa de pós-graduação em educação de uma universidade pública do sul de minas, publicadas nos últimos cinco anos. O intuito da sondagem foi de angariar produtos educacionais digitais. Além disso, este estudo teve por objetivo identificar e analisar quais tipos de produtos educacionais estão sendo desenvolvidos e quantificar aqueles que estabelecem conexão com as mídias digitais. A relevância do inventário reside na possibilidade de se conhecer os coeficientes para alcançar os profissionais da carreira docente por mais canais a fim de incentivar e auxiliar, principalmente, mas não somente, os que estão em início de carreira. A metodologia utilizada foi quanti-qualitativa e contou com uma investigação no repositório institucional desta universidade, como instrumento de coleta de dados. Os resultados indicaram uma parcimônia nos produtos educacionais digitais desenvolvidos nesta área e indica que a maioria das produções educacionais estão relacionadas à concepção de cursos, treinamentos e palestras de formação continuada ou cadernos e materiais didático-pedagógicos. Os apontamentos demonstram ainda a importância de amplificar a elaboração de produtos educacionais digitais para alcançarem mais profissionais que necessitem de formação inicial, continuada e para auxiliar os docentes iniciantes. Destarte, este estudo destaca a demanda de investimento e incentivo para a criação de mais produtos educacionais digitais, a fim de atender à procura por formação na área educacional, promovendo o acesso a recursos pedagógicos inovadores e contribuindo para o aperfeiçoamento contínuo dos professores e das professoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "673b99390b1c4_18112024164457.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => "2024-11-18 16:44:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANE BATISTA CÂNDIDO" "autor_nome_curto" => "Fabiane Batista" "autor_email" => "fabianebcandido@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }