Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TEXTO DRAMÁTICO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA EMANCIPAÇÃO SOCIOCULTURAL DO EDUCANDO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Está comunicação oral apresenta reflexões teórico-práticas da contribuição da literatura relativas à educação, isto é, a leitura do gênero discursivo dramático de autoria de Ferreira Gullar e Oduvaldo Vianna Filho "Se correr o bicho pega, Se ficar o bicho come" (1966), enquanto recurso de emancipação sociocultural para o ensino de literatura, no contexto do campo literário, da análise dos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais na perspectiva crítica, epistemológica e dialógica. Por se tratar de uma prática experimental, temos como etapas: o levantamento bibliográfico, o levantamento da vida e obra dos autores e por último elaboração de uma sequência didática. Para a fundamentação teórica, autores, como: Bakhtin (2003), Freire (1997), Tardif (2002), entre outros. E como resultados preliminares, pretendemos por meio do texto dramático contextualizado remeter a um ensino mais dinâmico, inclusivo e incentivador. Nesse trabalho, a prática educativa, é entendida como uma prática desenvolvida junto aos alunos a partir de campos do conhecimento que compõem áreas do saber: literatura, educação, sociologia, filosofia e história, o que caracteriza um trabalho interdisciplinar e, de forma complementar por meio da aplicabilidade do texto dramático supracitado para indagações quanto às questões de pobreza, lutas de classe, exploração do trabalho no campo literário. Desse modo, os métodos utilizados neste trabalho em andamento foram embasados nos estudos de Marli André (2001), com preocupação centralizada na pesquisa qualitativa.

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