Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A SALINHA: FORMAÇÃO ESPONTÂNEA DE UM LUGAR SEGURO NUMA ESCOLA DO SERTÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação emocional
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109561
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 969
    "inscrito_id" => 4349
    "titulo" => "A SALINHA: FORMAÇÃO ESPONTÂNEA DE UM LUGAR SEGURO NUMA ESCOLA DO SERTÃO"
    "resumo" => "O artigo destaca a relevância dos espaços seguros no contexto escolar e os desafios da ansiedade no ambiente acadêmico, apresentando um estudo de caso que evidencia a formação espontânea de um espaço seguro no IFPE campus Afogados da Ingazeira. O ambiente escolar tradicional é identificado como um gerador de ansiedade, com estudos evidenciando sua prevalência global e a atmosfera escolar como mais relevante que a familiar na relação com a ansiedade dos alunos. Impactos incluem distração durante aulas, redução do ânimo e correlação negativa entre ansiedade e desempenho acadêmico. A ansiedade pode gerar resultados acadêmicos negativos que reforçam estereótipos prejudiciais, afetando o desenvolvimento pessoal, cidadão e profissional a longo prazo. Considerando tal situação sob a ótica da Geografia da Saúde, é válido ressaltar que o "lugar" é entendido não apenas geograficamente, mas também como a interação entre o espaço físico e o lugar no mundo, influenciado pela história, cultura e igualdade. Por essa razão, a constituição de lugares seguros no ambiente escolar é uma ação importante na administração dos índices de ansiedade na academia. Partindo da experiência da construção coletiva de um espaço seguro no biênio 2022-2023, na sala da Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação do IFPE campus Afogados; consolidou-se por entrevista semiestruturada com frequentadores desse ambiente (“A Salinha”, conforme designada pelos participantes) a codificação inicial do cenário físico e social de um Espaço Seguro Escolar, na esteira da construção de Andrew et al. (2023)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4349_TB969_28102024123521.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVO MARINHO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "IVO"
    "autor_email" => "ivo.marinho.professor@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109561
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 969
    "inscrito_id" => 4349
    "titulo" => "A SALINHA: FORMAÇÃO ESPONTÂNEA DE UM LUGAR SEGURO NUMA ESCOLA DO SERTÃO"
    "resumo" => "O artigo destaca a relevância dos espaços seguros no contexto escolar e os desafios da ansiedade no ambiente acadêmico, apresentando um estudo de caso que evidencia a formação espontânea de um espaço seguro no IFPE campus Afogados da Ingazeira. O ambiente escolar tradicional é identificado como um gerador de ansiedade, com estudos evidenciando sua prevalência global e a atmosfera escolar como mais relevante que a familiar na relação com a ansiedade dos alunos. Impactos incluem distração durante aulas, redução do ânimo e correlação negativa entre ansiedade e desempenho acadêmico. A ansiedade pode gerar resultados acadêmicos negativos que reforçam estereótipos prejudiciais, afetando o desenvolvimento pessoal, cidadão e profissional a longo prazo. Considerando tal situação sob a ótica da Geografia da Saúde, é válido ressaltar que o "lugar" é entendido não apenas geograficamente, mas também como a interação entre o espaço físico e o lugar no mundo, influenciado pela história, cultura e igualdade. Por essa razão, a constituição de lugares seguros no ambiente escolar é uma ação importante na administração dos índices de ansiedade na academia. Partindo da experiência da construção coletiva de um espaço seguro no biênio 2022-2023, na sala da Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação do IFPE campus Afogados; consolidou-se por entrevista semiestruturada com frequentadores desse ambiente (“A Salinha”, conforme designada pelos participantes) a codificação inicial do cenário físico e social de um Espaço Seguro Escolar, na esteira da construção de Andrew et al. (2023)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4349_TB969_28102024123521.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVO MARINHO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "IVO"
    "autor_email" => "ivo.marinho.professor@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O artigo destaca a relevância dos espaços seguros no contexto escolar e os desafios da ansiedade no ambiente acadêmico, apresentando um estudo de caso que evidencia a formação espontânea de um espaço seguro no IFPE campus Afogados da Ingazeira. O ambiente escolar tradicional é identificado como um gerador de ansiedade, com estudos evidenciando sua prevalência global e a atmosfera escolar como mais relevante que a familiar na relação com a ansiedade dos alunos. Impactos incluem distração durante aulas, redução do ânimo e correlação negativa entre ansiedade e desempenho acadêmico. A ansiedade pode gerar resultados acadêmicos negativos que reforçam estereótipos prejudiciais, afetando o desenvolvimento pessoal, cidadão e profissional a longo prazo. Considerando tal situação sob a ótica da Geografia da Saúde, é válido ressaltar que o "lugar" é entendido não apenas geograficamente, mas também como a interação entre o espaço físico e o lugar no mundo, influenciado pela história, cultura e igualdade. Por essa razão, a constituição de lugares seguros no ambiente escolar é uma ação importante na administração dos índices de ansiedade na academia. Partindo da experiência da construção coletiva de um espaço seguro no biênio 2022-2023, na sala da Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação do IFPE campus Afogados; consolidou-se por entrevista semiestruturada com frequentadores desse ambiente (“A Salinha”, conforme designada pelos participantes) a codificação inicial do cenário físico e social de um Espaço Seguro Escolar, na esteira da construção de Andrew et al. (2023).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.