O artigo destaca a relevância dos espaços seguros no contexto escolar e os desafios da ansiedade no ambiente acadêmico, apresentando um estudo de caso que evidencia a formação espontânea de um espaço seguro no IFPE campus Afogados da Ingazeira. O ambiente escolar tradicional é identificado como um gerador de ansiedade, com estudos evidenciando sua prevalência global e a atmosfera escolar como mais relevante que a familiar na relação com a ansiedade dos alunos. Impactos incluem distração durante aulas, redução do ânimo e correlação negativa entre ansiedade e desempenho acadêmico. A ansiedade pode gerar resultados acadêmicos negativos que reforçam estereótipos prejudiciais, afetando o desenvolvimento pessoal, cidadão e profissional a longo prazo. Considerando tal situação sob a ótica da Geografia da Saúde, é válido ressaltar que o "lugar" é entendido não apenas geograficamente, mas também como a interação entre o espaço físico e o lugar no mundo, influenciado pela história, cultura e igualdade. Por essa razão, a constituição de lugares seguros no ambiente escolar é uma ação importante na administração dos índices de ansiedade na academia. Partindo da experiência da construção coletiva de um espaço seguro no biênio 2022-2023, na sala da Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação do IFPE campus Afogados; consolidou-se por entrevista semiestruturada com frequentadores desse ambiente (“A Salinha”, conforme designada pelos participantes) a codificação inicial do cenário físico e social de um Espaço Seguro Escolar, na esteira da construção de Andrew et al. (2023).