A LINGUAGEM E A DEFECTOLOGIA EM VYGOTSKY E A SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO EDUCACIONAL
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Na introdução, para além da contextualização histórica e teórica da perspectiva do consagrado autor e da visão de contemporâneos, procurou-se discutir o contexto atual da Educação Infantil, destacando a necessidade de enxergar as crianças com deficiência, e/ou neuroatípicas na Escola. Metodologicamente, define-se essa pesquisa enquanto uma revisão narrativa da literatura, tratando-se assim de uma abordagem qualitativa, que intenta refletir e dialogar de maneira crítica a visão teórica sócio-histórica e o campo pedagógico, a educação especial e a inclusiva. Para tanto, também situamos a abordagem teórico-metodológica, o materialismo histórico-dialético, uma das raízes da teoria de Vygotsky. Assim, enquanto resultado da pesquisa bibliográfica reconheceu-se o papel ativo dessas crianças enquanto sujeitos ativos e o dever da escola enquanto instituição necessária para manutenção e promoção de seus direitos, cidadania e autonomia. 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