Este artigo de Revisão de Literatura apresenta um panorama histórico da implementação da Educação Corporativa no Brasil, revelando seus marcos temporais e analisando a importância da formação pedagógica no/para o trabalho, ao longo da história do Brasil. Com o objetivo de desenhar um percurso histórico da Educação Corporativa no país, este trabalho adotou como diretriz metodológica a pesquisa bibliográfica e documental, tomando como fontes a literatura existente sobre a temática e documentos históricos e legais que demarcam a trajetória da Educação Corporativa em meio ao mundo do trabalho. Os dados obtidos na investigação teórica foram analisados sob a ótica da abordagem qualitativa e a análise de conteúdo. Como resultados, este estudo evidenciou a relação entre o trabalho e a educação ao longo da história do Brasil, desde a sua colonização até os dias atuais e apresentou as características principais da Educação Corporativa, tal como ela se apresenta hoje, por meio dos Centros de Treinamento, Universidades Corporativas e Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Conclui-se, a partir desta pesquisa, que a cultura de aprendizagem não é um movimento recente na história do país e que muitas instituições têm investido em seu Capital Humano por meio da implementação de Programas de Educação Corporativa, tendo em vista, especialmente, a vantagem competitiva de mercado que ela oferece.