A educação inclusiva é um conceito central no debate educacional contemporâneo, visando criar um ambiente escolar onde todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou características, tenham acesso equitativo à aprendizagem. Este resumo de pesquisa aborda as práticas pedagógicas que promovem uma escola sem exclusões, explorando estratégias e abordagens que favorecem a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. Este estudo investigou práticas pedagógicas que facilitam a educação inclusiva, focando em estratégias e métodos que eliminam barreiras ao aprendizado. A pesquisa analisou a eficácia de planos de ensino individualizados (PEI), co-ensino e tecnologias assistivas, além da importância da formação contínua de educadores e a colaboração entre escola, família e comunidade O referencial teórico baseia-se nas teorias de Vygotsky sobre a mediação social do aprendizado e na pedagogia crítica de Paulo Freire, que enfatiza a educação como um ato inclusivo e libertador. Metodologicamente, o estudo utilizou uma abordagem qualitativa, com observações em sala de aula, entrevistas com professores, alunos e pais, além de análise documental de PEIs e relatórios escolares. A análise de dados foi realizada através de técnicas de análise de conteúdo, buscando identificar padrões e práticas eficazes na promoção da inclusão. A formação contínua dos educadores revelou-se crucial para a adoção de práticas inclusivas, destacando a necessidade de formações específicos em metodologias diferenciadas e gestão de sala de aula inclusiva. Em conclusão, a pesquisa reforça que a educação inclusiva depende de uma abordagem colaborativa e adaptativa, onde a escola se transforma para acolher e celebrar a diversidade. A implementação de práticas pedagógicas inclusivas exige compromisso, criatividade e uma visão de educação que abraça todos os alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem justo e equitativo.