A migração é um fenômeno global que impacta profundamente a sociedade e o sistema educacional, essa pesquisa busca entender como as crianças e jovens imigrantes enfrentam esses desafios em busca de oportunidades para uma educação inclusiva e de qualidade. É urgente a adaptação dos sistemas educacionais para atender às necessidades específicas destes grupos, promovendo equidade no acesso à educação e integração bem-sucedida dos imigrantes iremos buscar soluções para preparar os educadores para lidar com a diversidade e os traumas associados às migrações, investigando como o sistema pode ser adaptado para garantir o direito à educação e implementar efetivamente a abordagem intercultural para enriquecer a experiência educacional e preparar os alunos para a cidadania global. Outro aspecto que reforça a necessidade desta pesquisa é o imperativo da educação intercultural, conforme proposto por Neves (2018). No contexto atual, marcado por intensos fluxos migratórios e urbanização crescente, é vital promover a convivência respeitosa entre estudantes de diferentes culturas e possibilitar a aprendizagem mútua. A pesquisa busca, assim, avaliar como as escolas estão implementando essa abordagem intercultural e como isso impacta a integração dos estudantes imigrantes no contexto escolar. A convivência de múltiplas culturas no ambiente escolar, como abordado por Freitas (2012), é um desafio contemporâneo que demanda uma análise aprofundada. O multiculturalismo, embora seja uma oportunidade para enriquecer a educação, apresenta dificuldades na prática, conforme apontado pelo autor. Portanto, esta pesquisa busca contribuir para a compreensão de como as escolas estão lidando com essa convivência multicultural e quais são os desafios envolvidos para promoção da interculturalidade.