O presente trabalho descreve por meio de um pôster como se deu a dinâmica realizada através da aplicação de uma serie de aulas práticas vivenciadas pelos alunos bolsistas do Programa Residência Pedagógica- RP, durante o período do programa referente a fase de regência nas turmas do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus São Raimundo Nonato. Ademais, a atividade teve como objetivo geral potencializar o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Física, desse modo, para tal prática foi utilizado experimentos científicos, elaborados com materiais acessíveis e de baixo custo relativos ao conteúdo estudado mensalmente durante a disciplina. Assim, foram elaborados experimentos referentes aos fenômenos e processos físicos de eletrização: atrito, contato e indução. Desse modo, com base na análise quali-quantitativa dos questionários e questionamentos orais a prática revelou que, os alunos do ensino médio integrado, quando conseguem realizar a conexão dos conteúdos trabalhados de maneira teórica e expositiva em sala de aula com o fenômeno experimental, eles podem compreender de maneira significativa os modelos teóricos e suas aplicações práticas para o desenvolvimento tecnológico em diversas áreas do conhecimento. Destacando um aumento significativo na aprendizagem dos alunos com a metodologia utilizada pelos bolsistas residententes, além de expor a importância dos programas de iniciação a docência para potencializar um ensino de qualidade.