O tema educação possui tamanha importância que ultrapassa o seu alcance pedagógico, construindo objetos de estudos para todas as áreas do conhecimento, adequando-se como um alicerce para nós arquitetos, que tratamos de materializar os ambientes para o seu desenvolvimento. O presente artigo tem o objetivo ressaltar a importância do estudo do espaço escolar, na historiografia das Instituições Educativas. A pesquisa em História da Educação nos dias atuais tem a escola como objeto recorrente e vem sendo ampliada e renovada. A pesquisa com instituições, as análises sociológicas, organizacionais e curriculares compilam-se com o objetivo de uma reconstituição historiográfica de valor, pois se propõe a contextualizar a instituição pesquisada no cenário político, social, cultural e educacional em que ela se desenvolveu. O ambiente físico escolar é o local do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, e seu edifício deve ser analisado como afirmação cultural de uma determinada comunidade, por refletir e expressar aspectos que vão muito além de sua materialidade. Diante de todas as considerações apresentadas, podemos compreender que o estudo em História da Educação está inerentemente associado à pesquisa sobre a escola como um todo e que vários são os aspectos que podem ser levados em consideração como fontes. A metodologia utilizada, é o da pesquisa bibliográfica, obtendo reflexões acerca da história e da evolução das instituições educativas, demonstrando nos resultados que podemos dar mais ênfase ao espaço ali vivido, para poder entendermos as dinâmicas e as práticas educativas ali existentes. Afinal como Frago (2001) afirma o espaço jamais é neutro: em vez disso, ele “carrega em sua configuração como território e lugar, signos, símbolos e vestígios da condição e das relações sociais e daqueles que o habitam” (FRAGO, 2001, p. 64).