O desafio de implementar a Educação Inclusiva em um contexto histórico de exclusão é o que move a mudança contínua que tem sido observada no ambiente escolar. A escola procura deixar no passado as marcas profundas que a exclusão causou e para isso se respalda nas leis que promovem a igualdade para todas as pessoas, tenham elas ou não necessidades especiais. Nesse contexto, os alunos com necessidades especiais precisam receber na escola não apenas o direito de frequentar, mas a garantia de que obterão sucesso a seu tempo e a seu modo, tendo suas singularidades respeitadas à luz das leis já promulgadas. À vista disso, o presente estudo tem como objetivo visualizar as dificuldades encontradas no ambiente escolar inerentes à inclusão de crianças com necessidades especiais em salas regulares. A pesquisa possui cunho bibliográfico, com traços de uma pesquisa qualitativa, buscando promover uma discussão pertinente a respeito dos avanços e retrocessos dentro da Educação Inclusiva e das dificuldades existentes no ambiente escolar. Espera-se promover uma discussão a respeito de todas as dificuldades encontradas em sala de aula pelas pessoas com necessidades especiais, observando mudanças significativas na ação pedagógica, garantindo o que se propõe na lei da inclusão e engajamento total de todas as pessoas deficientes no ambiente escolar e na sociedade como um todo. Pode-se identificar que ao longo dos anos as pessoas com necessidades especiais passaram por diversas dificuldades de aceitação pela sociedade. Hoje é possível que, mesmo enfrentando dificuldades, os portadores de alguma deficiência possam frequentar lugares que antes não lhes era permitido, escolas e também trabalhar, pois com os estudos garantidos muitos conseguem obter sua autonomia pessoal e dentro do seu trabalho desenvolver grandes potenciais.