Observa-se que nos anos entre 2011 e 2022 houve significativa variação do valor destinado à educação na Lei Orçamentária Anual do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba, o IFPB. Essa variação, quando é diminutiva, pode gerar impactos no rendimento escolar dos alunos do IFPB. Nesse viés, o presente trabalho tem o objetivo de analisar como as reduções orçamentárias impactam a vida dos estudantes da instituição federal de ensino mencionada. Foram coletados dados orçamentários por meio do Painel do Orçamento Federal disponibilizado pelo Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento, SIOP, bem como dados educacionais extraídos do site do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP. Após os cálculos estatísticos quantitativos, verificou-se que um menor orçamento disponível reduz a oferta de programas de apoio à permanência aos estudantes e, consequentemente, dificulta as condições do aluno manter-se frequentando a escola e alimentar-se de forma adequada. Essa verificação demonstra a importância das Políticas de Assistência Estudantil e como são necessárias para apoiar o aluno para obter um rendimento escolar satisfatório. Esse estudo destina-se tanto aos avaliadores e elaboradores de políticas públicas assistenciais, quanto aos gestores do IFPB e poderá ajudar com evidências empíricas do uso do recurso público em ações assistenciais.