A RELEVÂNCIA DO ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PROJETO: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114781 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8441 "inscrito_id" => 1899 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PROJETO: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA" "resumo" => "O estágio curricular supervisionado realizado na Educação Infantil possibilita a aplicação de conhecimentos metodológicos aprendidos em todo o percurso do curso de Pedagogia Licenciatura e entender a realidade prática. Diante desse pressuposto, esta pesquisa busca, então, destacar a importância do estágio na formação docente aliado à metodologia de projeto como um facilitador do vínculo entre teoria e prática, exemplificado com o projeto “O encanto da Cultura Popular: Brincadeiras e Fogueira” desenvolvido no estágio supervisionado do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Neste sentido, o referencial teórico-metodológico trabalha com os ensinamentos de autores como Pimenta et al.(2017), em que a metodologia de projeto é vista como um “lócus” teórico-prático entre o estágio da formação docente e sua atuação no campo, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que prevê atividades interdisciplinares, garantia dos Direitos de Aprendizagem e integração dos Campos de Experiência, possibilitando, ainda, a atuação das crianças de modo protagonista, focando no brincar e cultura popular no desenvolvimento infantil. Para um primeiro resultado, visto que a pesquisa ainda está em andamento, destaca-se a contribuição do estágio por meio do projeto de intervenção, como fator potencializador de ação docente, ao oferecer desse modo uma postura de criatividade e autonomia através de uma intervenção positiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1899_TB8441_06082024213950.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA DE SOUSA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MARIANA R." "autor_email" => "sousamariana2011@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114781 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8441 "inscrito_id" => 1899 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PROJETO: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA" "resumo" => "O estágio curricular supervisionado realizado na Educação Infantil possibilita a aplicação de conhecimentos metodológicos aprendidos em todo o percurso do curso de Pedagogia Licenciatura e entender a realidade prática. Diante desse pressuposto, esta pesquisa busca, então, destacar a importância do estágio na formação docente aliado à metodologia de projeto como um facilitador do vínculo entre teoria e prática, exemplificado com o projeto “O encanto da Cultura Popular: Brincadeiras e Fogueira” desenvolvido no estágio supervisionado do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Neste sentido, o referencial teórico-metodológico trabalha com os ensinamentos de autores como Pimenta et al.(2017), em que a metodologia de projeto é vista como um “lócus” teórico-prático entre o estágio da formação docente e sua atuação no campo, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que prevê atividades interdisciplinares, garantia dos Direitos de Aprendizagem e integração dos Campos de Experiência, possibilitando, ainda, a atuação das crianças de modo protagonista, focando no brincar e cultura popular no desenvolvimento infantil. Para um primeiro resultado, visto que a pesquisa ainda está em andamento, destaca-se a contribuição do estágio por meio do projeto de intervenção, como fator potencializador de ação docente, ao oferecer desse modo uma postura de criatividade e autonomia através de uma intervenção positiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1899_TB8441_06082024213950.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA DE SOUSA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MARIANA R." "autor_email" => "sousamariana2011@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }