O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que interfere na capacidade de concentração, atenção e controle de impulsos. Quando se trata da integração de alunos com TDAH nos Institutos Federais, é crucial considerar tanto os aspectos teóricos quanto as diretrizes normativas que regem o funcionamento dos institutos. Teoricamente, é essencial compreender as características do TDAH e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Alunos com TDAH podem enfrentar desafios específicos, como dificuldade em manter o foco, seguir conjunto de instruções e organizar tarefas, o que pode prejudicar seu desempenho acadêmico e emocional. Do ponto de vista normativo, é fundamental observar as diretrizes legais que garantem a inclusão e o atendimento adequado desses alunos. Isso implica a necessidade de implementação de políticas públicas que assegurem adaptações curriculares, acesso a apoio pedagógico especializado e a aplicação de estratégias de suporte individualizadas. Portanto, ao abordar a presença de alunos com TDAH nos Institutos Federais, é crucial integrar o embasamento teórico sobre o transtorno com as normativas que respaldam a inclusão educacional. Nesse contexto, uma revisão bibliográfica foi realizada para examinar a literatura existente sobre estratégias de inclusão para alunos com TDAH em ambientes educacionais. Foram analisados estudos que discutem adaptações curriculares, programas de apoio pedagógico especializado e políticas de inclusão escolar. Os resultados dessa revisão destacam a importância de implementar medidas que atendam às necessidades educacionais específicas dos alunos com TDAH em Institutos Federais, garantindo seu pleno desenvolvimento acadêmico e socio emocional.