Desmatamento, queimadas, secas e inundações em diversos lugares do Brasil e do mundo; estes são alguns dos problemas ambientais que o planeta enfrenta atualmente. Nesse cenário, a Educação Ambiental (EA) surge como mecanismo que auxilia os estudantes a compreenderem como a ação humana contribui para os diversos problemas ambientais enfrentados, não somente pela cidade em que residem, mas por todo o planeta. Nesse ensejo, a realidade enfrentada pelos estudantes da cidade de Frecheirinha-Ce, cidade do semiárido nordestino, também observam as mudanças impostas pelas nuances do aquecimento global, como aumento de temperaturas e secas. Desta forma, o trabalho foi desenvolvido com 25 estudantes do 1° Ano do Ensino Médio, de uma escola de ensino médio de Frecheirinha, Ceará. Foi elaborado e aplicado um questionário semiestruturado, contendo 6 questões discursivas que buscavam identificar as concepções alternativas dos estudantes acerca da temática “Educação Ambiental na minha cidade”, contemplando problemas ambientais e ações do homem que contribuíam para estes problemas, assim como ações para evitá-las. Em seguida, foram promovidas discussões a respeito do tema e a realidade da comunidade. Foi observado que 40% dos estudantes nunca tiveram contato com a temática EA, porém, a análise das respostas demonstrou que mesmo sem a compreensão do que seria EA, possuíam conhecimento sobre o que a EA trata, como problemas ambientais e cuidado com o meio ambiente. Assim, a EA permite que o estudante tenha uma formação social crítica e reflexiva a respeito do meio ambiente, bem como de ações coletivas/individuais que contribuem para reduzir/amenizar os efeitos nocivos do homem na natureza. Ademais, a EA apresenta um elo entre o cidadão e a consciência ambiental.