A crescente relevância da gamificação como estratégia pedagógica, especialmente no contexto da BNCC, busca promover uma abordagem mais ativa e interdisciplinar no ensino. O objetivo deste estudo é propor uma atividade de gamificação para o ensino de História, considerando o contexto da Revolução Pernambucana de 1817. Em sua primeira parte, a pesquisa traz uma revisão da literatura para apresentar como a gamificação tem sido utilizada no ensino de História, destacando os possíveis desafios e contribuições inerentes a essa estratégia de aprendizagem. No segundo momento, é descrita uma proposta de atividade utilizando a gamificação. A metodologia empregada envolveu a revisão de artigos científicos e trabalhos acadêmicos relevantes, bem como pesquisa documental. Após a pesquisa, sugere-se que a gamificação pode promover maior engajamento dos alunos, facilitar a compreensão de conceitos históricos complexos e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Conclui-se que a integração da gamificação na prática pedagógica pode representar uma oportunidade promissora para enriquecer a aprendizagem histórica.