Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo objetiva analisar as contribuições da Centro de Ensino Graça Aranha em relação à escolha dos estudantes dos 1º anos do Ensino Médio quanto aos itinerários formativos, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consideramos ser pertinente a discussão, da proposta do novo Ensino Médio preconizado pela BNCC, porque se configura num contexto de mudança do qual a educação vem passando. Contudo, quando pensamos numa Educação Básica comum a todos os brasileiros, precisa-se considerar que estamos em um país de dimensões continentais em que a diversidade é evidente pela singularidade de cada região, estado ou município. A formação idealizada, a partir dessa perspectiva, tem foco a realidade, assim espera-se que no processo de ensino, a contextualização contribua para um aprendizado significativo. A implementação do Novo Ensino Médio, respaldado pela Lei Nº 13.415/2017, que traz propostas de mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) sob o Nº 9394/96 trazendo aumento na carga horária, organização curricular e a escolha dos itinerários formativos que apresentam aprofundamento em áreas especificas de conhecimento que oportuniza ao aluno escolher direcionamentos pertinentes para seu currículo profissional, desenvolvendo saberes, vivências e experiências que contribua para a sua formação. Temos como aporte teórico a própria BNCC e as normativas educacionais, Libâneo (2001), Tardif (2002) dentre outros. Adotamos abordagem metodológica descritiva analítica e a pesquisa de campo e bibliográfica, lócus é o Centro de Ensino Graça Aranha. Elegemos a entrevista semiestruturada para coleta de dados com professores, alunos e coordenadores que foram os sujeitos do estudo. Os resultados, de acordo com os sujeitos da pesquisa há: uma desorganização no currículo escolar do novo Ensino Médio, professores com excesso de disciplinas para a complementação da carga horária, sobrecarregados de conteúdos que não dialogam entre si e com outras disciplinas, insatisfação da comunidade escolar.

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