Este estudo analisa a aplicação de jogos matemáticos como estratégia lúdica no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Reconhecendo a necessidade de promover um ensino mais dinâmico e eficaz, especialmente nesta disciplina desafiadora. A ludicidade emerge como uma alternativa promissora para despertar o interesse e facilitar a compreensão dos alunos. Ao explorar o potencial dos jogos educativos, busca-se não apenas transmitir conceitos matemáticos, mas também proporcionar uma experiência de aprendizado interativa e prazerosa. Para conduzir esta pesquisa, adotamos uma abordagem metodológica qualitativa baseada no método de análise de conteúdo proposto por Bardin. Através desta metodologia, examinamos o papel dos jogos matemáticos na promoção do engajamento dos alunos e na facilitação da compreensão dos conteúdos. Realizamos uma revisão bibliográfica para fundamentar teoricamente o estudo e, em seguida, procedemos à análise crítica das práticas de ensino que envolvem o uso de jogos matemáticos. O objetivo central deste estudo foi analisar as pesquisas realizadas que abordam a ludicidade através de jogos como estratégias para o ensino de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, buscamos identificar os benefícios proporcionados pelos jogos, bem como os desafios e as melhores abordagens para sua implementação nas salas de aula. Concluímos que a integração de jogos matemáticos no ensino de Matemática pode contribuir significativamente para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos nessa etapa crucial da educação. Através dessa abordagem, busca-se tornar a Matemática mais acessível e estimulante para todos, incentivando o interesse e promovendo uma aprendizagem mais efetiva e duradoura.