Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A LUDICIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS EDUCATIVOS, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112139
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4647
    "inscrito_id" => 12626
    "titulo" => "UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A LUDICIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS EDUCATIVOS, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este estudo analisa a aplicação de jogos matemáticos como estratégia lúdica no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Reconhecendo a necessidade de promover um ensino mais dinâmico e eficaz, especialmente nesta disciplina desafiadora. A ludicidade emerge como uma alternativa promissora para despertar o interesse e facilitar a compreensão dos alunos. Ao explorar o potencial dos jogos educativos, busca-se não apenas transmitir conceitos matemáticos, mas também proporcionar uma experiência de aprendizado interativa e prazerosa. Para conduzir esta pesquisa, adotamos uma abordagem metodológica qualitativa baseada no método de análise de conteúdo proposto por Bardin. Através desta metodologia, examinamos o papel dos jogos matemáticos na promoção do engajamento dos alunos e na facilitação da compreensão dos conteúdos. Realizamos uma revisão bibliográfica para fundamentar teoricamente o estudo e, em seguida, procedemos à análise crítica das práticas de ensino que envolvem o uso de jogos matemáticos. O objetivo central deste estudo foi analisar as pesquisas realizadas que abordam a ludicidade através de jogos como estratégias para o ensino de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, buscamos identificar os benefícios proporcionados pelos jogos, bem como os desafios e as melhores abordagens para sua implementação nas salas de aula. Concluímos que a integração de jogos matemáticos no ensino de Matemática pode contribuir significativamente para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos nessa etapa crucial da educação. Através dessa abordagem, busca-se tornar a Matemática mais acessível e estimulante para todos, incentivando o interesse e promovendo uma aprendizagem mais efetiva e duradoura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12626_TB4647_06102024151921.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL CRISTINA GOMES SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "raquel.silveira@upe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112139
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4647
    "inscrito_id" => 12626
    "titulo" => "UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A LUDICIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS EDUCATIVOS, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este estudo analisa a aplicação de jogos matemáticos como estratégia lúdica no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Reconhecendo a necessidade de promover um ensino mais dinâmico e eficaz, especialmente nesta disciplina desafiadora. A ludicidade emerge como uma alternativa promissora para despertar o interesse e facilitar a compreensão dos alunos. Ao explorar o potencial dos jogos educativos, busca-se não apenas transmitir conceitos matemáticos, mas também proporcionar uma experiência de aprendizado interativa e prazerosa. Para conduzir esta pesquisa, adotamos uma abordagem metodológica qualitativa baseada no método de análise de conteúdo proposto por Bardin. Através desta metodologia, examinamos o papel dos jogos matemáticos na promoção do engajamento dos alunos e na facilitação da compreensão dos conteúdos. Realizamos uma revisão bibliográfica para fundamentar teoricamente o estudo e, em seguida, procedemos à análise crítica das práticas de ensino que envolvem o uso de jogos matemáticos. O objetivo central deste estudo foi analisar as pesquisas realizadas que abordam a ludicidade através de jogos como estratégias para o ensino de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, buscamos identificar os benefícios proporcionados pelos jogos, bem como os desafios e as melhores abordagens para sua implementação nas salas de aula. Concluímos que a integração de jogos matemáticos no ensino de Matemática pode contribuir significativamente para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos nessa etapa crucial da educação. Através dessa abordagem, busca-se tornar a Matemática mais acessível e estimulante para todos, incentivando o interesse e promovendo uma aprendizagem mais efetiva e duradoura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12626_TB4647_06102024151921.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL CRISTINA GOMES SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "raquel.silveira@upe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo analisa a aplicação de jogos matemáticos como estratégia lúdica no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Reconhecendo a necessidade de promover um ensino mais dinâmico e eficaz, especialmente nesta disciplina desafiadora. A ludicidade emerge como uma alternativa promissora para despertar o interesse e facilitar a compreensão dos alunos. Ao explorar o potencial dos jogos educativos, busca-se não apenas transmitir conceitos matemáticos, mas também proporcionar uma experiência de aprendizado interativa e prazerosa. Para conduzir esta pesquisa, adotamos uma abordagem metodológica qualitativa baseada no método de análise de conteúdo proposto por Bardin. Através desta metodologia, examinamos o papel dos jogos matemáticos na promoção do engajamento dos alunos e na facilitação da compreensão dos conteúdos. Realizamos uma revisão bibliográfica para fundamentar teoricamente o estudo e, em seguida, procedemos à análise crítica das práticas de ensino que envolvem o uso de jogos matemáticos. O objetivo central deste estudo foi analisar as pesquisas realizadas que abordam a ludicidade através de jogos como estratégias para o ensino de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, buscamos identificar os benefícios proporcionados pelos jogos, bem como os desafios e as melhores abordagens para sua implementação nas salas de aula. Concluímos que a integração de jogos matemáticos no ensino de Matemática pode contribuir significativamente para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos nessa etapa crucial da educação. Através dessa abordagem, busca-se tornar a Matemática mais acessível e estimulante para todos, incentivando o interesse e promovendo uma aprendizagem mais efetiva e duradoura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.