INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ESTRATÉGIAS PARA A PERSONALIZAÇÃO EFICAZ DO ENSINO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108986 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 178 "inscrito_id" => 1874 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ESTRATÉGIAS PARA A PERSONALIZAÇÃO EFICAZ DO ENSINO" "resumo" => "A integração da Inteligência Artificial (IA) no Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem despertado crescente interesse na comunidade educacional, oferecendo oportunidades para a personalização eficaz do ensino para alunos com deficiência. Este trabalho consiste em uma revisão de literatura que investiga estratégias para a implementação da IA no AEE, visando a personalização do ensino. O referencial teórico abrange uma variedade de conceitos relacionados à educação especial, tecnologia educacional e IA. Baseando-se em teorias da aprendizagem, como o construtivismo e a teoria sociocultural de Vygotsky, o estudo explora como a personalização do ensino pode ser facilitada pela adaptação dinâmica do conteúdo e métodos de ensino às necessidades individuais dos alunos. Além disso, são abordados conceitos-chave relacionados à IA para compreender como essas tecnologias podem ser aplicadas no contexto educacional. Quanto à metodologia, a revisão de literatura segue uma abordagem sistemática, incluindo a busca em bases de dados acadêmicas, análise crítica de artigos e síntese dos principais resultados. Os resultados da revisão de literatura destacam diversas estratégias para a implementação da IA no AEE visando a personalização eficaz do ensino. Entre as estratégias identificadas estão a criação de ambientes de aprendizado adaptativos que ajustam o ritmo e o nível de dificuldade do conteúdo com base no desempenho do aluno e o desenvolvimento de ferramentas de avaliação automatizada que fornecem feedback sobre o progresso do aluno. Além disso, o estudo destaca a importância da colaboração entre educadores, especialistas em IA e desenvolvedores de software na criação e implementação de soluções tecnológicas inovadoras para o AEE. Em suma, a revisão de literatura sugere que a integração da IA no AEE pode oferecer benefícios significativos para a personalização do ensino, promovendo a inclusão e o sucesso dos alunos com deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1874_TB178_15102024161115.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL ANÓRIO APOLÔNIO FILHO" "autor_nome_curto" => "MANOEL" "autor_email" => "manoel_apolonio@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108986 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 178 "inscrito_id" => 1874 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ESTRATÉGIAS PARA A PERSONALIZAÇÃO EFICAZ DO ENSINO" "resumo" => "A integração da Inteligência Artificial (IA) no Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem despertado crescente interesse na comunidade educacional, oferecendo oportunidades para a personalização eficaz do ensino para alunos com deficiência. Este trabalho consiste em uma revisão de literatura que investiga estratégias para a implementação da IA no AEE, visando a personalização do ensino. O referencial teórico abrange uma variedade de conceitos relacionados à educação especial, tecnologia educacional e IA. Baseando-se em teorias da aprendizagem, como o construtivismo e a teoria sociocultural de Vygotsky, o estudo explora como a personalização do ensino pode ser facilitada pela adaptação dinâmica do conteúdo e métodos de ensino às necessidades individuais dos alunos. Além disso, são abordados conceitos-chave relacionados à IA para compreender como essas tecnologias podem ser aplicadas no contexto educacional. Quanto à metodologia, a revisão de literatura segue uma abordagem sistemática, incluindo a busca em bases de dados acadêmicas, análise crítica de artigos e síntese dos principais resultados. Os resultados da revisão de literatura destacam diversas estratégias para a implementação da IA no AEE visando a personalização eficaz do ensino. Entre as estratégias identificadas estão a criação de ambientes de aprendizado adaptativos que ajustam o ritmo e o nível de dificuldade do conteúdo com base no desempenho do aluno e o desenvolvimento de ferramentas de avaliação automatizada que fornecem feedback sobre o progresso do aluno. Além disso, o estudo destaca a importância da colaboração entre educadores, especialistas em IA e desenvolvedores de software na criação e implementação de soluções tecnológicas inovadoras para o AEE. Em suma, a revisão de literatura sugere que a integração da IA no AEE pode oferecer benefícios significativos para a personalização do ensino, promovendo a inclusão e o sucesso dos alunos com deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1874_TB178_15102024161115.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL ANÓRIO APOLÔNIO FILHO" "autor_nome_curto" => "MANOEL" "autor_email" => "manoel_apolonio@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }