Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO SURPREENDA COM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112992
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5847
    "inscrito_id" => 15798
    "titulo" => "PROJETO SURPREENDA COM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O Surpreenda é um conjunto de ações desenvolvidas pelos professores de matemática do 3º ano da EEM Vivina Monteiro em parceria com o Laboratório Educacional de Informática - LEI, com foco na aprendizagem, objetivando melhorar a proficiência dos discentes nas avaliações externas: SAEB, SPAECE e ENEM. Com metodologia quali-quantitativa, o projeto perpassa por cinco ações definidas: redefinição curricular da Matemática no 3º e 4º bimestre da 3ª série; análise e utilização do Material Estruturado e do banco de questões das últimas dez edições do ENEM; aplicação de simulados e promoção do Curso Online Paralelo, com certificação e premiação no ranking do ENEM. A redefinição curricular consiste na divisão dos saberes matemáticos em cinco campos temáticos, com duas semanas de estudos para cada um, culminando com a aplicação de um simulado para cada tema. Paralelo às aulas presenciais, o Curso Online disponibiliza material de apoio. Dentro de cada tema, tem-se a priorização curricular elegendo as habilidades e competências mais fundantes e mais cobradas pelas avaliações externas. Considerando o alvo a ser alcançado, o tempo e recursos disponíveis, a realidade e a velocidade de aprendizagem dos discentes, a importância destas ações são indispensáveis e relevantes, pois representam uma alternativa racional de estudo que possibilita a recomposição da aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades e competências da Matemática necessárias para otimizar o desempenho nas avaliações externas. Em sua primeira aplicação em 2023, a EEM Vivina Monteiro pode observar seus primeiros frutos nos resultados de Matemática nas avaliações externas: no SPAECE, crescimento de 4,0 pontos na média e no SAEB, o salto foi de 243,98 (2021) para 253,57 (2023). Sabe-se que a caminhada é longa, entretanto, os resultados, positivos e crescentes, acendem a esperança que os nossos alunos possam nos surpreender ainda mais nas próximas aplicações do projeto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15798_TB5847_27102024231204.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CICERO SOARES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CÍCERO SOARES"
    "autor_email" => "professorcicerosoares@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112992
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5847
    "inscrito_id" => 15798
    "titulo" => "PROJETO SURPREENDA COM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O Surpreenda é um conjunto de ações desenvolvidas pelos professores de matemática do 3º ano da EEM Vivina Monteiro em parceria com o Laboratório Educacional de Informática - LEI, com foco na aprendizagem, objetivando melhorar a proficiência dos discentes nas avaliações externas: SAEB, SPAECE e ENEM. Com metodologia quali-quantitativa, o projeto perpassa por cinco ações definidas: redefinição curricular da Matemática no 3º e 4º bimestre da 3ª série; análise e utilização do Material Estruturado e do banco de questões das últimas dez edições do ENEM; aplicação de simulados e promoção do Curso Online Paralelo, com certificação e premiação no ranking do ENEM. A redefinição curricular consiste na divisão dos saberes matemáticos em cinco campos temáticos, com duas semanas de estudos para cada um, culminando com a aplicação de um simulado para cada tema. Paralelo às aulas presenciais, o Curso Online disponibiliza material de apoio. Dentro de cada tema, tem-se a priorização curricular elegendo as habilidades e competências mais fundantes e mais cobradas pelas avaliações externas. Considerando o alvo a ser alcançado, o tempo e recursos disponíveis, a realidade e a velocidade de aprendizagem dos discentes, a importância destas ações são indispensáveis e relevantes, pois representam uma alternativa racional de estudo que possibilita a recomposição da aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades e competências da Matemática necessárias para otimizar o desempenho nas avaliações externas. Em sua primeira aplicação em 2023, a EEM Vivina Monteiro pode observar seus primeiros frutos nos resultados de Matemática nas avaliações externas: no SPAECE, crescimento de 4,0 pontos na média e no SAEB, o salto foi de 243,98 (2021) para 253,57 (2023). Sabe-se que a caminhada é longa, entretanto, os resultados, positivos e crescentes, acendem a esperança que os nossos alunos possam nos surpreender ainda mais nas próximas aplicações do projeto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15798_TB5847_27102024231204.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CICERO SOARES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CÍCERO SOARES"
    "autor_email" => "professorcicerosoares@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Surpreenda é um conjunto de ações desenvolvidas pelos professores de matemática do 3º ano da EEM Vivina Monteiro em parceria com o Laboratório Educacional de Informática - LEI, com foco na aprendizagem, objetivando melhorar a proficiência dos discentes nas avaliações externas: SAEB, SPAECE e ENEM. Com metodologia quali-quantitativa, o projeto perpassa por cinco ações definidas: redefinição curricular da Matemática no 3º e 4º bimestre da 3ª série; análise e utilização do Material Estruturado e do banco de questões das últimas dez edições do ENEM; aplicação de simulados e promoção do Curso Online Paralelo, com certificação e premiação no ranking do ENEM. A redefinição curricular consiste na divisão dos saberes matemáticos em cinco campos temáticos, com duas semanas de estudos para cada um, culminando com a aplicação de um simulado para cada tema. Paralelo às aulas presenciais, o Curso Online disponibiliza material de apoio. Dentro de cada tema, tem-se a priorização curricular elegendo as habilidades e competências mais fundantes e mais cobradas pelas avaliações externas. Considerando o alvo a ser alcançado, o tempo e recursos disponíveis, a realidade e a velocidade de aprendizagem dos discentes, a importância destas ações são indispensáveis e relevantes, pois representam uma alternativa racional de estudo que possibilita a recomposição da aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades e competências da Matemática necessárias para otimizar o desempenho nas avaliações externas. Em sua primeira aplicação em 2023, a EEM Vivina Monteiro pode observar seus primeiros frutos nos resultados de Matemática nas avaliações externas: no SPAECE, crescimento de 4,0 pontos na média e no SAEB, o salto foi de 243,98 (2021) para 253,57 (2023). Sabe-se que a caminhada é longa, entretanto, os resultados, positivos e crescentes, acendem a esperança que os nossos alunos possam nos surpreender ainda mais nas próximas aplicações do projeto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.