A IMPORTÂNCIA DA ROTINA: EXPERIÊNCIAS COM CRIANÇAS DO I PERÍODO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE IMPERATRIZ NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110010 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1603 "inscrito_id" => 6923 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ROTINA: EXPERIÊNCIAS COM CRIANÇAS DO I PERÍODO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE IMPERATRIZ NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A rotina faz parte do cotidiano das pessoas, do mais rico ao mais pobre, desde os primórdios da humanidade até os dias atuais. Este trabalho tem por objetivo macro identificar a importância da rotina por meio de observações em uma escola de Educação infantil na cidade de Imperatriz na turma de 1º período com crianças de 4 e 5 anos. Analisou-se três momentos específicos da rotina: a acolhida, higiene e os métodos de ensino. Fez-se uma pesquisa de campo e utilizou-se a abordagem qualitativa a fim de conhecer, identificar e apontar como se dá essa prática em um contexto cognitivo e emocional. O referencial teórico trata sobre a rotina segundo a visão de três principais autores: Barbosa (2006) que propõe que a rotina na educação infantil proporciona a organização do espaço e das individualidades das crianças e dos adultos que compartilham o mesmo recinto de cuidado e educação, Pimenta e Lima (2006) que tece sobre o estágio e docência, ou seja, em como o estágio contribui para a formação docente do professor e Mantaguete (2008) que aborda sobre a rotina na educação infantil e sua importância para a construção de sentimentos como autonomia e segurança para a criança, que tratam a criança como seres sociais inseridos em práticas sociais por meio de regras de convivência. De acordo com os resultados, a escola tem como função preparar a criança de modo a ser inserida ativamente no grupo social decorrente dos estímulos com práticas coletivas e cumprimento de regras. A rotina se faz como um elemento norteador, tanto para as crianças quanto para a professora, visto que, se habituam a rotina favorecendo o desenvolvimento da prática docente e do aprendizado, mas ainda sim, sendo flexível quando necessário. Nesse sentido, percebeu-se que a escola é base de aprendizagens e sua abordagem é voltada para as necessidades das crianças para que desenvolvam suas habilidades e das famílias. A Educação Infantil não está focada em ensinar conteúdos programáticos para as crianças, mas apresentar o mundo mediante a ludicidade, os objetos, as brincadeiras, e a interação entre crianças e crianças, crianças e adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6923_TB1603_01032024103900.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGILANNE DA CONCEIÇÃO DE MOURA" "autor_nome_curto" => "REGILANNE" "autor_email" => "regilanneconceicaorj@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110010 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1603 "inscrito_id" => 6923 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ROTINA: EXPERIÊNCIAS COM CRIANÇAS DO I PERÍODO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE IMPERATRIZ NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A rotina faz parte do cotidiano das pessoas, do mais rico ao mais pobre, desde os primórdios da humanidade até os dias atuais. Este trabalho tem por objetivo macro identificar a importância da rotina por meio de observações em uma escola de Educação infantil na cidade de Imperatriz na turma de 1º período com crianças de 4 e 5 anos. Analisou-se três momentos específicos da rotina: a acolhida, higiene e os métodos de ensino. Fez-se uma pesquisa de campo e utilizou-se a abordagem qualitativa a fim de conhecer, identificar e apontar como se dá essa prática em um contexto cognitivo e emocional. O referencial teórico trata sobre a rotina segundo a visão de três principais autores: Barbosa (2006) que propõe que a rotina na educação infantil proporciona a organização do espaço e das individualidades das crianças e dos adultos que compartilham o mesmo recinto de cuidado e educação, Pimenta e Lima (2006) que tece sobre o estágio e docência, ou seja, em como o estágio contribui para a formação docente do professor e Mantaguete (2008) que aborda sobre a rotina na educação infantil e sua importância para a construção de sentimentos como autonomia e segurança para a criança, que tratam a criança como seres sociais inseridos em práticas sociais por meio de regras de convivência. De acordo com os resultados, a escola tem como função preparar a criança de modo a ser inserida ativamente no grupo social decorrente dos estímulos com práticas coletivas e cumprimento de regras. A rotina se faz como um elemento norteador, tanto para as crianças quanto para a professora, visto que, se habituam a rotina favorecendo o desenvolvimento da prática docente e do aprendizado, mas ainda sim, sendo flexível quando necessário. Nesse sentido, percebeu-se que a escola é base de aprendizagens e sua abordagem é voltada para as necessidades das crianças para que desenvolvam suas habilidades e das famílias. A Educação Infantil não está focada em ensinar conteúdos programáticos para as crianças, mas apresentar o mundo mediante a ludicidade, os objetos, as brincadeiras, e a interação entre crianças e crianças, crianças e adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6923_TB1603_01032024103900.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGILANNE DA CONCEIÇÃO DE MOURA" "autor_nome_curto" => "REGILANNE" "autor_email" => "regilanneconceicaorj@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }