RESUMO Este artigo tem o objetivo de tratar sobre as práticas docentes visando à inclusão escolar com base na Base Nacional Comum Curricular. A percepção dos papéis que os educadores desempenham e o quanto são essenciais na criação e desenvolvimento de um currículo verdadeiramente inclusivo são aspectos essenciais de formação. Entendemos que educadores, são mediadores do processo de ensino e aprendizagem, enfrentam o desafio de compreender e atender às necessidades educacionais de uma variedade de educandos em suas salas de aula e desempenham um papel fundamental na adaptação e implementação da BNCC, tornando-a uma realidade concreta para promover a educação inclusiva. O processo reflexivo diante da BNCC é crucial na organização do trabalho efetivo na ação inclusiva. É fundamental que os educadores examinem e compreendam as competências e habilidades propostas pela BNCC, avaliando como podem ser personalizadas para atender às necessidades individuais dos educandos. Isso envolve reconhecer a singularidade de cada educando, considerando seus diferentes ritmos de aprendizagem, estilos e interesses. Perpassando pela formação continuada como ferramenta de atualização, reflexão e mudanças. Para tanto, o presente estudo teve como aporte teórico Saviani (2016), Orrú (2018), Marsiglia (2017), bem como Souza (2012). Buscando verificar e refletir sobre os principais pontos na formulação da BNCC vez que, existem correntes favoráveis e desfavoráveis. Assim, foi possível evidenciar a existência de muitos desafios educacionais para que a inclusão escolar esteja presente em níveis de equidade para todos educandos desse país.