Este estudo explora os desafios e propostas para o ensino de língua inglesa a alunos com transtorno do espectro autista (TEA) na perspectiva da educação inclusiva. Baseado na experiência da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos em Petrolina (PE) e na literatura sobre o tema, o trabalho analisa o processo didático com estas crianças e a utilização de metodologias de ensino que facilitem sua adaptação e desenvolvimento ao apresentar um panorama da legislação e políticas públicas de educação para pessoas com autismo no Brasil, investigar os desafios e estratégias enfrentados pela comunidade escolar no ensino de inglês para estudantes com transtornos do espectro autista e sugerir soluções na perspectiva da educação inclusiva e do Desenho Universal para Aprendizagem. Apesar da legislação brasileira garantir o direito à educação para pessoas com deficiência, a inclusão nas escolas regulares ainda enfrenta diversos desafios. Professores, muitas vezes despreparados, têm dificuldades para atender às necessidades específicas dos alunos com TEA, gerando frustração e ineficiência no processo de aprendizagem. O estudo adota uma abordagem qualitativa, utilizando como metodologia principal o estudo de caso. Os resultados demonstram a necessidade de formação continuada para os professores, capacitando-os a lidar com as diversidades presentes em sala de aula. Além disso, é fundamental implementar metodologias de ensino flexíveis e individualizadas, que considerem as características e o ritmo de aprendizagem de cada estudante com TEA. A inclusão de alunos com necessidades especiais requer um esforço coletivo e um ambiente escolar preparado para acolhê-los adequadamente e garantir o direito à educação de qualidade para todos, independentemente de suas diferenças.