A Educação Ambiental (EA) é uma práxis social e educativa que visa à construção de valores, conceitos e habilidades que promovam a compreensão do ambiente e da relação ser humano ambiente. Este artigo discute as perspectivas conservacionista e crítica da EA, que divergem em suas abordagens políticas, pedagógicas e epistemológicas sobre a construção de sociedades sustentáveis. A perspectiva conservacionista enfatiza a preservação ambiental por meio de abordagens pedagógicas focadas na sensibilização e mudança comportamental individual. Em contraste, a perspectiva crítica propõe uma análise aprofundada nas relações socioambientais e a necessidade de transformação social e política. O estudo investiga as concepções de estudantes de Licenciatura em Ciências Naturais sobre EA, com foco na formação de professores, utilizando o Parque ecológico Sucupira em Planaltina, Distrito Federal, como contexto. O parque, conhecido por sua biodiversidade e desafios socioambientais, oferece um ambiente propício para práticas educativas que promovem consciência ecológica e cidadania ambiental. Por meio da metodologia qualitativa, o estudo investiga as percepções dos professores em formação em relação às propostas pedagógicas e concepções de EA. Os resultados indicam prevalência das abordagens conservacionistas nas propostas pedagógicas dos estudantes, com menor consideração aos aspectos sociopolíticos da EA. Assim, este estudo contribui para a estruturação do significado atribuído à EA, destacando a importância da perspectiva crítica para orientar o pensamento e ação em relação ao meio ambiente.