A pesquisa tem como objetivo principal analisar os Documentos Finais dos Encontros da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE – 2010 a 2018), o Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE), a Resolução CNE/CP Nº 02/2015 e a Resolução CNE/ CP N° 2/2019 que versam sobre as Diretrizes Curriculares para os cursos de Pedagogia, a fim de elencar e interpretar os pontos congruentes e incongruentes presentes nestes documentos que preconizam sobre a formação do pedagogo e profissionais da educação Para fundamentação teórica foram utilizadas algumas obras de Gadotti (1998), Libâneo (2001), Marchelli (2017), Saviani(1997). A concepção de pesquisa utilizada é qualitativa, na perspectiva Bibliográfica e Documental. A partir dos estudos e análise dos documentos foram construídas 4 categorias de análise, sendo elas: pesquisa na formação de professores; proposta de formação docente a distância; teoria e prática nos curso de licenciatura; valorização docente. A relevância desse trabalho é a análise consistente dos pontos congruentes e incongruentes presentes nas atuais Resoluções que estabelecem os rumos da formação inicial docente e nos Documentos Finais da ANFOPE sobre o percurso de formação de profissionais da educação. A pesquisa vem confirmar a importância de construir mecanismos consistentes para defender uma proposta de formação inicial e continuada que preza pelo rigor científico, pela qualidade na educação, pelos ideais de solidariedade humana e pela valorização dos profissionais da educação.