Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENCONTROS E DESENCONTROS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE PRECONIZAM SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110665
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2521
    "inscrito_id" => 9539
    "titulo" => "ENCONTROS E DESENCONTROS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE PRECONIZAM SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo principal analisar os Documentos Finais dos Encontros da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE – 2010 a 2018), o Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE), a Resolução CNE/CP Nº 02/2015 e a Resolução CNE/ CP N° 2/2019 que versam sobre as Diretrizes Curriculares para os cursos de Pedagogia, a fim de elencar e interpretar os pontos congruentes e incongruentes presentes nestes documentos que preconizam sobre a formação do pedagogo e profissionais da educação Para fundamentação teórica foram utilizadas algumas obras de Gadotti (1998), Libâneo (2001), Marchelli (2017), Saviani(1997). A concepção de pesquisa utilizada é qualitativa, na perspectiva Bibliográfica e Documental. A partir dos estudos e análise dos documentos foram construídas 4 categorias de análise, sendo elas: pesquisa na formação de professores; proposta de formação docente a distância; teoria e prática nos curso de licenciatura; valorização docente. A relevância desse trabalho é a análise consistente dos pontos congruentes e incongruentes presentes nas atuais Resoluções que estabelecem os rumos da formação inicial docente e nos Documentos Finais da ANFOPE sobre o percurso de formação de profissionais da educação. A pesquisa vem confirmar a importância de construir mecanismos consistentes para defender uma proposta de formação inicial e continuada que preza pelo rigor científico, pela qualidade na educação, pelos ideais de solidariedade humana e pela valorização dos profissionais da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9539_TB2521_08042024075606.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MINERVINA JOSELI ESPÍNDOLA REIS"
    "autor_nome_curto" => "MINERVINA"
    "autor_email" => "mjreis@uneb.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110665
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2521
    "inscrito_id" => 9539
    "titulo" => "ENCONTROS E DESENCONTROS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE PRECONIZAM SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo principal analisar os Documentos Finais dos Encontros da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE – 2010 a 2018), o Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE), a Resolução CNE/CP Nº 02/2015 e a Resolução CNE/ CP N° 2/2019 que versam sobre as Diretrizes Curriculares para os cursos de Pedagogia, a fim de elencar e interpretar os pontos congruentes e incongruentes presentes nestes documentos que preconizam sobre a formação do pedagogo e profissionais da educação Para fundamentação teórica foram utilizadas algumas obras de Gadotti (1998), Libâneo (2001), Marchelli (2017), Saviani(1997). A concepção de pesquisa utilizada é qualitativa, na perspectiva Bibliográfica e Documental. A partir dos estudos e análise dos documentos foram construídas 4 categorias de análise, sendo elas: pesquisa na formação de professores; proposta de formação docente a distância; teoria e prática nos curso de licenciatura; valorização docente. A relevância desse trabalho é a análise consistente dos pontos congruentes e incongruentes presentes nas atuais Resoluções que estabelecem os rumos da formação inicial docente e nos Documentos Finais da ANFOPE sobre o percurso de formação de profissionais da educação. A pesquisa vem confirmar a importância de construir mecanismos consistentes para defender uma proposta de formação inicial e continuada que preza pelo rigor científico, pela qualidade na educação, pelos ideais de solidariedade humana e pela valorização dos profissionais da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9539_TB2521_08042024075606.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MINERVINA JOSELI ESPÍNDOLA REIS"
    "autor_nome_curto" => "MINERVINA"
    "autor_email" => "mjreis@uneb.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A pesquisa tem como objetivo principal analisar os Documentos Finais dos Encontros da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE – 2010 a 2018), o Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE), a Resolução CNE/CP Nº 02/2015 e a Resolução CNE/ CP N° 2/2019 que versam sobre as Diretrizes Curriculares para os cursos de Pedagogia, a fim de elencar e interpretar os pontos congruentes e incongruentes presentes nestes documentos que preconizam sobre a formação do pedagogo e profissionais da educação Para fundamentação teórica foram utilizadas algumas obras de Gadotti (1998), Libâneo (2001), Marchelli (2017), Saviani(1997). A concepção de pesquisa utilizada é qualitativa, na perspectiva Bibliográfica e Documental. A partir dos estudos e análise dos documentos foram construídas 4 categorias de análise, sendo elas: pesquisa na formação de professores; proposta de formação docente a distância; teoria e prática nos curso de licenciatura; valorização docente. A relevância desse trabalho é a análise consistente dos pontos congruentes e incongruentes presentes nas atuais Resoluções que estabelecem os rumos da formação inicial docente e nos Documentos Finais da ANFOPE sobre o percurso de formação de profissionais da educação. A pesquisa vem confirmar a importância de construir mecanismos consistentes para defender uma proposta de formação inicial e continuada que preza pelo rigor científico, pela qualidade na educação, pelos ideais de solidariedade humana e pela valorização dos profissionais da educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.