O Novo Ensino Médio (NEM) traz flexibilidade no currículo, permitindo que os alunos escolham seu itinerário formativo e a formação ampla dos estudantes. Além disso, amplia a carga horária, integra o ensino técnico e profissionalizante, preparando os estudantes para o mercado de trabalho e ensino superior. Com essas mudanças, busca-se tornar o NEM mais atrativo e significativo, proporcionando uma educação mais completa e adequada às necessidades do século XXI. Diante disso, o objetivo deste estudo foi verificar as perspectivas dos estudantes da rede estadual de Chapadinha, Maranhão sobre o NEM, identificando as dificuldades e desafios em relação a essa modalidade de ensino. O estudo se caracterizou com uma abordagem qualitativa com a tipologia pesquisa de campo. Foram utilizados questionários semiestruturados para a coleta de dados com alunos do Ensino Médio. Verificou-se que os estudantes ainda não compreendem totalmente as mudanças, destacando o aumento da carga horária e acréscimo de disciplinas, falta de formação continuada dos professores, falta de recursos humanos, além de professores com abordagem com metodologias tradicionais. Destaca-se, ainda, a exaustão e falta de estrutura das escolas como desafios significativos. Diante isso, concluiu-se que os alunos sentem dificuldades em aprender e desenvolver competências e habilidades com o Novo Ensino Médio, bem como os conhecimentos básicos necessários da educação básica.