A pesquisa aborda a problemática da desarticulação entre os docentes do município de Fortaleza para prática de inclusão de alunos com deficiência intelectual -DI de forma efetiva. Objetiva-se contribuir na articulação entre professor do Atendimento Educacional Especializado - AEE e professor da sala de aula comum - PSC no que se refere à inclusão do aluno com deficiência intelectual, em seus processos de ensino e aprendizagem. Tem-se contribuições significativas com a prática inclusiva do trabalho colaborativo entre o professor de AEE, e professor de sala comum para os alunos com DI que estão no ensino fundamental dos anos finais. Ensinar um conteúdo curricular é função exclusiva do professor da sala comum e as contribuições de um professor do AEE dizem respeito aos processos, recursos e serviços de acessibilidade (MANTOAN; LANUTI, 2022, ). No campo metodológico a abordagem é qualitativa, o método é de pesquisa-ação a partir do trabalho colaborativo e articulado entre os docentes, baseado na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 -PNEEPEI. O lócus da pesquisa, duas escolas do Ensino Fundamental, que compreende as séries 6º, 7º, 8º e 9º anos. Fases da pesquisa: 1ª fase exploratória, colocação dos problemas, seminário; 2ª trabalho de campo com entrevistas e questionários e oficinas em serviço; 3ª análise do material empírico e documental obtidos pelos questionários, entrevistas e seminário, adotou-se o método Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Conclui-se que para ter salas de aula inclusivas baseada na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, o articulador professor do AEE colabora no momento de planejamento com o professor de sala comum, permitindo o diálogo contínuo entre os docentes. Assim formação em serviço com oficinas ocorrendo nos planejamentos auxilia na inclusão do aluno com DI.