Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A POLÍTICA EDUCACIONAL INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DA AÇÃO COLABORATIVA ENTRE DOCENTES: INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109917
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1482
    "inscrito_id" => 1369
    "titulo" => "A POLÍTICA EDUCACIONAL INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DA AÇÃO COLABORATIVA ENTRE DOCENTES: INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA"
    "resumo" => "A pesquisa aborda a problemática da desarticulação entre os docentes do município de Fortaleza para prática de inclusão de alunos com deficiência intelectual -DI de forma efetiva. Objetiva-se contribuir na articulação entre professor do Atendimento Educacional Especializado - AEE e professor da sala de aula comum - PSC no que se refere à inclusão do aluno com deficiência intelectual, em seus processos de ensino e aprendizagem. Tem-se contribuições significativas com a prática inclusiva do trabalho colaborativo entre o professor de AEE, e professor de sala comum para os alunos com DI que estão no ensino fundamental dos anos finais. Ensinar um conteúdo curricular é função exclusiva do professor da sala comum e as contribuições de um professor do AEE dizem respeito aos processos, recursos e serviços de acessibilidade (MANTOAN; LANUTI, 2022, ). No campo metodológico a abordagem é qualitativa, o método é de pesquisa-ação a partir do trabalho colaborativo e articulado entre os docentes, baseado na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 -PNEEPEI. O lócus da pesquisa, duas escolas do Ensino Fundamental, que compreende as séries 6º, 7º, 8º e 9º anos. Fases da pesquisa: 1ª fase exploratória, colocação dos problemas, seminário; 2ª trabalho de campo com entrevistas e questionários e oficinas em serviço; 3ª análise do material empírico e documental obtidos pelos questionários, entrevistas e seminário, adotou-se o método Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Conclui-se que para ter salas de aula inclusivas baseada na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, o articulador professor do AEE colabora no momento de planejamento com o professor de sala comum, permitindo o diálogo contínuo entre os docentes. Assim formação em serviço com oficinas ocorrendo nos planejamentos auxilia na inclusão do aluno com DI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1369_TB1482_27102024234111.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CASSIA EUFRASIA DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CASSIA"
    "autor_email" => "cassiaazul2@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109917
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1482
    "inscrito_id" => 1369
    "titulo" => "A POLÍTICA EDUCACIONAL INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DA AÇÃO COLABORATIVA ENTRE DOCENTES: INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA"
    "resumo" => "A pesquisa aborda a problemática da desarticulação entre os docentes do município de Fortaleza para prática de inclusão de alunos com deficiência intelectual -DI de forma efetiva. Objetiva-se contribuir na articulação entre professor do Atendimento Educacional Especializado - AEE e professor da sala de aula comum - PSC no que se refere à inclusão do aluno com deficiência intelectual, em seus processos de ensino e aprendizagem. Tem-se contribuições significativas com a prática inclusiva do trabalho colaborativo entre o professor de AEE, e professor de sala comum para os alunos com DI que estão no ensino fundamental dos anos finais. Ensinar um conteúdo curricular é função exclusiva do professor da sala comum e as contribuições de um professor do AEE dizem respeito aos processos, recursos e serviços de acessibilidade (MANTOAN; LANUTI, 2022, ). No campo metodológico a abordagem é qualitativa, o método é de pesquisa-ação a partir do trabalho colaborativo e articulado entre os docentes, baseado na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 -PNEEPEI. O lócus da pesquisa, duas escolas do Ensino Fundamental, que compreende as séries 6º, 7º, 8º e 9º anos. Fases da pesquisa: 1ª fase exploratória, colocação dos problemas, seminário; 2ª trabalho de campo com entrevistas e questionários e oficinas em serviço; 3ª análise do material empírico e documental obtidos pelos questionários, entrevistas e seminário, adotou-se o método Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Conclui-se que para ter salas de aula inclusivas baseada na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, o articulador professor do AEE colabora no momento de planejamento com o professor de sala comum, permitindo o diálogo contínuo entre os docentes. Assim formação em serviço com oficinas ocorrendo nos planejamentos auxilia na inclusão do aluno com DI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1369_TB1482_27102024234111.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CASSIA EUFRASIA DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CASSIA"
    "autor_email" => "cassiaazul2@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A pesquisa aborda a problemática da desarticulação entre os docentes do município de Fortaleza para prática de inclusão de alunos com deficiência intelectual -DI de forma efetiva. Objetiva-se contribuir na articulação entre professor do Atendimento Educacional Especializado - AEE e professor da sala de aula comum - PSC no que se refere à inclusão do aluno com deficiência intelectual, em seus processos de ensino e aprendizagem. Tem-se contribuições significativas com a prática inclusiva do trabalho colaborativo entre o professor de AEE, e professor de sala comum para os alunos com DI que estão no ensino fundamental dos anos finais. Ensinar um conteúdo curricular é função exclusiva do professor da sala comum e as contribuições de um professor do AEE dizem respeito aos processos, recursos e serviços de acessibilidade (MANTOAN; LANUTI, 2022, ). No campo metodológico a abordagem é qualitativa, o método é de pesquisa-ação a partir do trabalho colaborativo e articulado entre os docentes, baseado na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 -PNEEPEI. O lócus da pesquisa, duas escolas do Ensino Fundamental, que compreende as séries 6º, 7º, 8º e 9º anos. Fases da pesquisa: 1ª fase exploratória, colocação dos problemas, seminário; 2ª trabalho de campo com entrevistas e questionários e oficinas em serviço; 3ª análise do material empírico e documental obtidos pelos questionários, entrevistas e seminário, adotou-se o método Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Conclui-se que para ter salas de aula inclusivas baseada na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, o articulador professor do AEE colabora no momento de planejamento com o professor de sala comum, permitindo o diálogo contínuo entre os docentes. Assim formação em serviço com oficinas ocorrendo nos planejamentos auxilia na inclusão do aluno com DI.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.