Embora as abordagens tradicionais sobressaiam na educação formal, observa-se cada vez mais que metodologias práticas de ensino podem ser mais eficazes. Considerando a relevância da utilização de metodologias ativas no ensino de ciências, o estágio obrigatório de Regência no Ensino Fundamental do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Ceará campus Acopiara, tem como proposta a elaboração e execução de projetos de intervenção voltados para o ensino-aprendizagem de ciências. Dado o exposto, o objetivo deste trabalho é relatar uma experiência em sala de aula na disciplina de ciências, destacando utilização de terrários como uma metodologia de ensino eficaz para explorar conceitos fundamentais, como fotossíntese, respiração celular, ciclos biogeoquímicos, adaptações dos seres vivos e métodos científicos em uma escola pública da cidade de Iguatu-CE, em uma turma do sexto ano do ensino fundamental. Os objetivos específicos consistem em relatar vivências, desafios e reflexões sobre a utilização de terrários no ensino-aprendizagem de ciências. O referido projeto foi composto por três etapas: a) aulas expositivas dialogadas com as temáticas supracitadas; b) construção dos terrários pelos alunos, utilizando potes transparentes, plantas de pequeno porte, pedras, areia e outros elementos decorativos; c) reflexões e oralidades relacionadas a atividade. Como resultado, observou-se que a utilização de terrários como metodologia ativa propiciou a cooperação e interação dos alunos, criando uma conexão entre teoria e prática multifacetada para a aprendizagem. Deste modo, a utilização de terrários no ensino fundamental demonstrou ser promissora como metodologia ativa, devido a aplicabilidade, interdisciplinaridade e participação ativa dos discentes.