As tecnologias aplicadas à educação proporciona frequentemente inúmeras discussões relativas à utilização dos elementos midiáticos associando ao processo de ensino-aprendizagem. Objetiva investigar as práticas das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 5º ano da educação básica dos anos iniciais em uma escola da rede municipal de ensino em uma cidade do Agreste pernambucano. Esta pesquisa é de uma abordagem qualitativa e quantitativa, bibliográfica, documental e de campo. Engloba o papel do docente fomentando a evolução para o uso das TIC em sala de aula, analisando se o mesmo utiliza as TIC como recurso didático em sua prática pedagógica. Os resultados apontaram que as relevâncias das tecnologias digitais enaltecem a aquisição dos estudantes e ajuda a refletir a prática pedagógica dos professores, influenciando para um aprendizado significativo com crianças e adolescentes nos dias atuais, bem como, entender que a tecnologia já se faz presente no ambiente escolar e que as instituições devem ter um olhar amplo para o uso das tecnologias no cotidiano do mundo moderno fortalecendo o desenvolvimento dos indivíduos. Atualmente, é inegável que as novas tecnologias de informação e comunicação permitem maior contribuição, pois favorecem o intercâmbio social, cultural e profissional.